Tecnologia

T4F recebe multa de R$ 600 mil por problemas em vendas online; saiba mais

A investigação do órgão de defesa do consumidor constatou uma série de irregularidades na venda ingressos online. Entenda

O Procon do estado de São Paulo aplicou uma multa de R$ 626 mil à Time For Fun (T4F), empresa detentora do portal Tickets For Fun. O motivo são os problemas enfrentados pelos clientes durante compras de ingressos para os shows da cantora americana Taylor Swift e para as edições de 2020 e 2023 do festival Lollapalooza.

A sanção teve como base denúncias feitas pelos próprios consumidores, além de depoimentos de funcionários da empresa,  informações disponíveis no site da companhia e materiais jornalístico sobre os casos.

Entre as violações listadas pela entidade estão alguns “termos e condições” abusivas, como a cobrança de taxa de conveniência tanto para compras online quanto para compras presenciais. Além disso, o Procon considerou inadequada as políticas sobre o que é ou não permitido levar aos shows.

A investigação do órgão de defesa do consumidor ainda constatou irregularidades na venda de meia-entradas e também que houve casos de clientes que não tiveram a taxa de conveniência devolvida após o cancelamento de compras.

Lista extensa de polêmicas

O Procon também considerou inadequado o fato de a empresa incluir pessoas em filas de espera mesmo após o esgotamento de todas as entradas.

Até mesmo os fãs que acamparam nas filas para assistir ao show da cantora americana tiveram muitos transtornos para adquirir ingressos, principalmente com a presença massiva de cambistas nas bilheterias físicas. Houve relatos de confrontos violentos entre fãs e cambistas em alguns locais.

A restrição de entrar portando garrafas de água nos locais do show é uma das maiores críticas à Time For Fun. Esta proibição é considerada um dos fatores determinantes para a morte da fã Ana Clara Benevides Machado, de 23 anos, que passou por um quadro grave de desidratação durante um show no Rio De Janeiro. A cidade enfrentava uma onda de calor extremo que atingiu o sudeste brasileiro.

Além do óbito, a imprensa relatou mais de 1.000 pessoas passando mal no mesmo show no Rio de Janeiro, estado onde ocorreram os primeiros shows da cantora.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas