O designer Michael Marcovici está atualmente desenvolvendo uma versão funcional daquilo que ele chama de “Tabuleiro de Xadrez Democrático”. Uma câmera em rede IP-WLAN embutida em cada peça facilita a interação entre elas e entre um jogador humano.

As peças seriam capazes de “ouvir e falar” umas com as outras na tentativa de decidir qual seria o melhor movimento. O jogador humano também faria parte desta discussão e seria responsável pela decisão final. Assim, parece que um destes dois resultados seria possível: poderia resultar em um enorme bafafá entre as peças e os jogadores até o sistema inteiro emperrar ou a decisão efetivamente ser feita pelo jogador humano, tornando o jogo uma empreitada sem sentido.

De todo modo, Marcovici diz que “a tecnologia já está funcionando” e que um protótipo funcional deve estar pronto “em umas duas semanas”. [Democratic Chess via The Design Blog]

O Gizmodo Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.