_Tecnologia

Teclado do Windows muda após 30 anos e ganha botão dedicado à IA

Novo botão dedicado ao Copilot é a maior mudança no teclado do Windows em 30 anos

Microsoft Copilot

A Microsoft quer implementar novos recursos de inteligência artificial no Windows em 2024. Nesta quinta-feira (4), a empresa lançou um teclado que conta com botão dedicado para acessar o chatbot Copilot. Essa novidade marca a primeira grande mudança nos teclados do Windows em mais de 30 anos, e deve chegar ao mercado a partir de fevereiro deste ano.

A ideia da Microsoft é que os principais parceiros fabricantes de computadores incluam o teclado com o botão do Copilot nos produtos com Windows 11. Por meio do atalho, usuários poderão acessar o chatbot rapidamente para executar comandos, fazer perguntas e criar conteúdos, como textos e imagens.

Em uma publicação no blog oficial do Windows, o vice-presidente executivo e CMO da Microsoft, Yusuf Mehdi, disse o seguinte:

“Há quase 30 anos, introduzimos a tecla Windows nos teclados dos PCs, que permitiu às pessoas de todo o mundo interagirem com o Windows. Vemos isso como mais um momento transformador em nossa jornada com o Windows, no qual o Copilot será o ponto de entrada no mundo da IA no PC”.

Yusuf Mehdi, vice-presidente executivo e CMO da Microsoft.

Assista, a seguir, ao vídeo de anúncio do novo botão do Copilot:

Ainda segundo Mehdi, o botão dedicado do Copilot poderá ser visto em diversos notebooks que serão apresentados na CES 2024, que acontece entre 9 e 12 de janeiro. Além da própria Microsoft, com os dispositivos Surface, é provável que Asus e Dell sejam algumas das parceiras a utilizar primeiro o novo teclado do Windows.

Os PCs com o novo teclado do Windows serão lançados a partir de fevereiro deste ano no mercado global. No Brasil, porém, ainda não há previsão para a chegada do recurso.

Copilot é o novo protagonista do Windows

O Copilot tem recebido bastante carinho da Microsoft. Ontem, inclusive, publicamos um artigo no qual a Dell demonstrou o chatbot mexendo sozinho em algumas funções do Windows de acordo com o perfil dos usuários.

Copilot ajustando o poder de processamento do WIndows em vídeo publicado pelo Gizmodo (Vídeo: Dell/Reprodução)

Por enquanto, o Copilot é uma ferramenta capaz de interpretar comandos com base nas plataformas de IA da OpenIA, como GPT-4 e DALL.E 3. Contudo, a Microsoft quer transformar o chatbot em um assistente inteligente para o Windows.

A gigante da tecnologia, inclusive, planeja tornar o Copilot tão importante para a experiência no Windows quanto o menu Iniciar. Resta aguardar para ver como será a adaptação dos usuários ao longo do tempo com a ferramenta.

Sair da versão mobile