O CyanogenMod, a famosa ROM de código aberto baseada no Android, recebeu uma atualização para incluir um recurso de segurança simples e brilhante: é o “embaralhador de layout de PIN”.

Caso você bloqueie o celular com uma senha numérica, este recurso embaralha o teclado quando você liga a tela. Assim, fica mais difícil para outras pessoas bisbilhotarem os movimentos do seu dedo e descobrirem a senha. Por que essa opção não existe em todos os smartphones?



Eu não sou fã de códigos numéricos: no meu Android, eu uso o bloqueio por padrão – aquele onde você liga os pontos na tela. Mas se você não limpar direito a tela, fica o rastro do seu dedo, o que permite adivinhar a senha.

O código numérico sofre do mesmo problema: dá para adivinhar o PIN tocando nas partes manchadas da tela. Mas o recurso do Cyanogen OS resolve isso embaralhado os números: o teclado sempre será diferente, então a única forma de descobrir a senha seria olhar por trás da pessoa enquanto ela digita o código.

iOS e Android embaralham teclado numérico

Curiosamente, esse recurso é difícil de se encontrar em smartphones. No iOS, há um app bacana que embaralha o teclado numérico, mas ele só funciona no iOS 5 e 6 com jailbreak. Na Play Store, só existe este app questionável que custa quase R$ 7 e não é atualizado há mais de um ano.

Claro, talvez você não veja necessidade em um recurso desses. E isso também dificultaria desbloquear a tela se você estiver bêbado, por exemplo. (Não há segurança sem sacrifício!) Mas no CyanogenMod, ele é opcional: você o ativa se quiser. Por que não ter essa opção em mais plataformas?

O recurso está disponível nas versões “nightly” do CyanogenMod 11, baseado no Android 4.4 Kitkat, e também estará disponível para o Cyanogen OS (sistema distribuído comercialmente e presente no OnePlus One). A empresa já começou a preparar a ROM baseada no Android 5.0 Lollipop, ainda sem previsão de lançamento, mas que também deve contar com essa função. [Twitter via Reddit]

Atualizado em 12/11