O vídeo sob demanda ganhará dois reforços de peso no Brasil. Hoje, Telecine e HBO anunciaram que levarão suas programações para computadores, tablets e smartphones, livrando os assinantes das algemas da grade de programação e dos horários estipulados pelos canais para a exibição das atrações.

Tanto Telecine Play, quanto HBO Go, são exclusivos para quem assina os respectivos canais. Com eles será possível assistir aos filmes e séries a partir do computador e de dispositivos móveis a qualquer hora e em qualquer lugar. É o vídeo sob demanda e uma alternativa à grade inflexível das TVs por assinatura.

O Telecine Play estreia dia 1º de agosto, a princípio funcional via web e iPad, com a promessa de chegar ao iPhone e tablets e smartphones Android já em setembro. O serviço trará filmes novos e antigos de grandes estúdios, como MGM, Universal, Paramount e Disney, com áudio original e dublado, além de legendas.

Já o HBO Go, que também chega em agosto, dará acesso às maravilhosas séries e aos filmes da casa. Coisas como True Blood, Boardwalk Empire, Girls e Game of Thrones estarão ao alcance dos assinantes no dia seguinte da exibição na TV. Serão mais de mil títulos à disposição.

Como disse Miguel Oliva, diretor da HBO, à Folha, “É um serviço adicional para agregar valor à assinatura dos nossos canais.” Isso se estende ao Telecine Play, o que significa que os apps/serviço só serão acessíveis por quem já assina os canais — não dá para tê-los de forma independente. Há pouco rolou, lá fora, uma movimentação pedindo que a HBO liberasse o Go para todos mediante uma mensalidade, mas não surtiu efeito. Seria bem legal, mas aparentemente, menos lucrativo. De qualquer forma, a chegada desses dois produtos ao Brasil é muito positiva e se soma às ofertas de Netflix e Netmovies, que desde o ano passado fomentam e fazem crescer o mercado de streaming de vídeo no país. [Folha]