WhatsApp fica fora do ar e o Telegram faz a festa com mais de 1 milhão de novos usuários
Já virou rotina: qualquer problema com o WhatsApp no Brasil e o Telegram começa a fazer a festa em suas redes sociais pelo crescimento de adesões. De acordo com o app, houve um acréscimo de mais de 1 milhão de novos usuários, após o WhatsApp ter sido bloqueado no país por 72 horas.
>>> Lá vamos nós de novo: Justiça determina bloqueio do WhatsApp por 72 horas
>>> As lições do bloqueio ao WhatsApp no Brasil
O aumento massivo de novos usuários tem causado um congestionamento nas redes brasileiras, de acordo com o Telegram. O serviço de mensagens informa que o envio de códigos de verificação para os novos usuários está atrasado, pois as redes de SMS brasileiras estão congestionadas.
Sorry, Brazil! Your mobile networks can’t process as many verification SMS as we’re sending them. Over a million users joined, more waiting
— Telegram Messenger (@telegram) 2 de maio de 2016
Outro símbolo da popularidade do app é o ranking de downloads na App Store. O Telegram já é o mais baixado. Na loja de aplicativos do Google, ele não aparece — pode ter relação com o fato de a atualização da lista não ser em tempo real, pois a base de usuários Android no Brasil é muito maior que a de donos de iPhones.
Esta não é a primeira vez que isso ocorre. No ano passado, quando o WhatsApp foi bloqueado em função de uma ordem emitida por uma juíza de São Bernardo do Campo (SP), aconteceu o mesmo. Após o aplicativo do Facebook ficar cerca de 13 horas bloqueado, o Telegram informou que teve mais de 1,5 milhões de novas adesões. Na ocasião, o Viber também se pronunciou dizendo que aumentou a base de usuários. No entanto, dessa vez, o app ainda não se manifestou.
O Messenger, do Facebook, está avisando usuários que o WhatsApp caiu, mas ele continua funcionando:
O que o Telegram não informa (e talvez nunca o faça) é o número de usuários que, de fato, passa a usar o aplicativo com frequência. A impressão é que muita gente acaba entrando e depois deixa o app de lado com a volta do WhatsApp.
Vamos aguardar para ver se a decisão de bloqueio do WhatsApp durará as 72 horas e se o Telegram, de fato, vai virar o app de mensagens mais popular do Brasil.
[Telegram]
Foto do topo por Desiree Catani/Flickr