Ciência

Telescópio Hubble fotografa “fábrica de estrelas” em uma vizinha cósmica

Agência espacial está estudando formação de corpos celestes
Imagem: Reprodução/NASA

Uma imagem do Telescópio Espacial Hubble divulgada pela NASA este mês capturou NGC 460, um aglomerado aberto de estrelas através de nebulosas — nuvens que gás que funcionam como uma espécie de “fábrica de estrelas”.

A foto foi criada por combinações de seis observações sobrepostas, parte de um estudo do meio interestelar. Ou seja, do gás e da poeira entre as estrelas. O mosaico, com riqueza de detalhes, mostra comprimentos de onda visíveis e infravermelhos.

Aliás, o aglomerado fica em uma região repleta de estrelas e nebulosas da galáxia anã Pequena Nuvem de Magalhães, que orbita a Via Láctea. Próxima e brilhante, ela facilita o estudo de fenômenos de difícil exame em galáxias distantes. Veja a imagem, em detalhes:

Fábrica de estrelas

A pesquisa busca compreender como as forças gravitacionais entre galáxias interagindo podem assim causar explosões e formar estrelas.

De acordo com a NASA, as nuvens de gás e poeira são capazes de originar estrelas conforme partes delas colapsam e sua radiação e ventos estelares moldam e comprimem as nuvens. Além do mais, as nuvens de hidrogênio são ionizadas pela radiação de estrelas próximas, fazendo-as brilharem.

A NGC 460 está em uma das partes mais jovens de seu complexo, que também abriga estrelas mais brilhantes, quentes e massivas. Elas são estrelas do tipo O, que são raras: de um total de mais de 4 bilhões na Via Láctea, apenas cerca de 20 mil são desse tipo.

Os aglomerados abertos, feitos de estrelas unidas pela gravidade, costumam conter corpos celestes jovens que podem migrar com o tempo. Ou seja, as estrelas da NGC 460 podem se dispersar pela Pequena Nuvem de Magalhães.

Em fevereiro, por exemplo, também foi descoberto que a Grande Nuvem de Magalhães, outra galáxia anã, há cerca de 160 mil anos-luz da Terra, pode estar disparando estrelas hipervelozes na direção da nossa galáxia. Leia mais sobre o tema no Giz Brasil.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas