_Ciência

Telescópio no Havaí registra colisão da DART contra asteroide

Impacto levantou grande nuvem de detritos no espaço. Cubesat italiano também registrou imagens próximas da colisão da DART. Assista

Telescópio no Havaí registra colisão da DART contra asteroide

Imagem: NASA/Reprodução

Um observatório no Havaí captou o dramático momento em que a sonda DART colidiu com o asteroide Dimorphos na noite da última segunda-feira (26). O impacto ocorreu a 11 milhões de quilômetros da Terra.

As imagens foram captadas pelo projeto Atlas, um sistema de observação de asteroides próximos da Terra desenvolvido pela Universidade do Havaí e financiado pela NASA. No vídeo abaixo, é possível observar o aumento repentino de brilho no asteroide provocado pelo impacto, assim como a expansão de uma grande nuvem de detritos no espaço.

O impacto também foi observado pelo Observatório Les Makes, localizado na Ilha da Reunião, no Oceano Índico. Segundo a Agência Espacial Europeia (ESA), a imagem foi captada cerca de 38 segundos depois da colisão – o tempo que levou para a luz chegar à Terra. Veja:

Close-up do impacto da DART

Antes de colidir com o pequeno Dimorphos, a sonda DART liberou no espaço o cubesat italiano LICIACube. O objetivo dessa pequena espaçonave foi observar à distância a colisão e enviar as imagens para a Terra.

Na foto abaixo, é possível ver o asteroide Didymos (em primeiro plano) e o Dimoprhos completamente coberto pelos detritos do impacto.

O objetivo principal da missão é modificar ligeiramente a órbita de Dimorphos (de 160 metros de diâmetro) ao redor de Dydymos (de 780 metros).

A NASA avaliará nas próximas semanas se esse objetivo foi de fato alcançado. Se funcionar, o método poderá ser utilizado futuramente para desviar potenciais asteroides em rota de colisão com a Terra.

A expectativa é que novas imagens dessa colisão sejam divulgadas nos próximos dias, incluindo as dos telescópios Hubble e James Webb. Elas ajudarão astrônomos a entender a estrutura e a composição do Dimorphos.

O replay do impacto — filmado pela própria DART — pode ser visto no vídeo abaixo:

Sair da versão mobile