_Espaço

Tempestade eletromagnética deixa céu multicolorido na América do Norte

Fenômeno pintou os céus de cor-de-rosa e amarelo desde o Canadá até o estado do Arizona, no extremo sul dos EUA. Veja imagens

Tempestade eletromagnética deixa céu multicolorido na América do Norte

Imagem: Jason O'Young/Twitter/Reprodução

Uma tempestade eletromagnética criou um show de luzes na América do Norte na última sexta-feira (24). O fenômeno, conhecido como aurora boreal, pintou os céus de cor-de-rosa e amarelo desde o Canadá até o estado do Arizona, no extremo sul dos EUA. 

Segundo a NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica), órgão meteorológico dos EUA, as cores incomuns tiveram a ver com uma tempestade eletromagnética de grau quatro — considerada severa. 

“Não esperávamos esse nível de tempestade”, disse Bill Murtagh, coordenador do programa no Centro de Previsão do Clima Espacial da NOAA, ao jornal Washington Post. Ao todo, a tempestade solar durou 12 horas. É a primeira vez que isso acontece desde 2017. 

O mais comum é ver auroras boreais nos pólos norte e sul da Terra. Mesmo no norte do Canadá, essas exibições são extremamente raras. 

É provável que o espetáculo tenha a ver com a aproximação do ciclo solar, momento a cada 11 anos em que os pólos do Sol se invertem. Esse movimento causa uma grande descarga de energia do Sol, que acaba afetando a Terra

Repercutiu nas redes 

Diversos usuários online publicaram registros da tempestade eletromagnética da última sexta-feira. 

O máximo do ciclo solar está previsto para 2025, o que significa que devemos ver mais tempestades do tipo até lá.

Sair da versão mobile