2019 já está batendo à porta. Isso significa que além das festas de final de ano e os incontáveis amigos-secretos, é o momento também de se preparar para os desafios profissionais do ano seguinte — principalmente, se você quiser se manter sempre atualizado, como pede o mercado de trabalho. E, cá entre nós, sabemos como isso é importante para almejar cargos mais altos e desenvolver novas habilidades.

Pensando nisso, separamos para você, desenvolvedor web, cinco tendências da área que você deve conhecer e acompanhar em 2019. Quem sabe essas tecnologias não passam a fazer (ainda mais) parte da sua rotina, certo? Então, confira!

PWA (Progressive Web Apps)

Já pensou se os sites mobile tivessem a mesma qualidade de performance que um aplicativo nativo? E tudo feito de forma progressiva e de acordo com a sua interação? Ou seja, começando com uma simples aba do Chrome, por exemplo, até chegar ao ponto em que há funções como geolocalização e uso offline sem a necessidade de instalar um app através da Play Store ou Apple Store? É exatamente isso que propõe o PWA. Utilizando as linguagens JS, HTML e CSS, ele simplifica a vida do usuário e a torna muito mais intuitiva, tudo pensando em uma melhor conversão, é claro.

Talvez você já tenha ouvido falar dessa nova metodologia de desenvolvimento de software há alguns anos. No entanto, ela realmente veio à tona agora com estudos de comportamento dos usuários nos aplicativos e, por isso, passa a ser uma forte tendência para 2019. Fique de olho.

JavaScript

JavaScript não é uma linguagem nova, pelo contrário: já é bem consolidada, inclusive é a mais utilizada no mundo da programação. E a tendência é que ela ganhe cada vez mais importância, espaço e notoriedade no mundo dos desenvolvedores web.

Apesar de suas deficiências, é também a principal linguagem de desenvolvimento front-end e os frameworks Angular e React tendem a se tornar mais populares ainda com o avanço da Internet das Coisas. Diante desse cenário promissor, vale muito a pena direcionar os esforços para ela.

Aplicações de página única (SPA)

SPAs, ou aplicações de página única, são páginas nas quais toda a informação é exposta para o usuário na mesma página.

Responsivos e otimizados para navegação mobile, daqui para frente esses tipos de site serão uma forte tendência. Tudo pensando em uma maior conveniência e velocidade para o usuário. Há estudos que arriscam a dizer que em alguns anos bastará olhar para uma animação na home do site e já escolher o produto que quer comprar. Nada mau, não?

Páginas modulares

Acredite se quiser, mas agora com pouquíssimo conhecimento de código é possível criar uma página na web com um design bacana. Como? Graças à existência dos módulos e, com isso, do desenvolvimento de páginas modulares.

Com esta tecnologia, tudo o que você precisa fazer é escolher o módulo da sua preferência, adicionar o conteúdo e publicar o resultado final no seu site. Simples assim. Mais praticidade, maior rapidez e um bom resultado. É isso que teremos para 2019.

Designs mobile-friendly dedicados

Não há como negar: vivemos na era dos dispositivos móveis. Muitos de nós acessam à internet (quase) exclusivamente via smartphone. Então, não tem outra saída, você, desenvolvedor web, precisa obrigatoriamente conseguir construir bons sites para o mobile, os chamados sites mobile-friendly.

A dica é, para 2019, adapte-se a essa já não tão nova realidade e descubra as particularidades deste tipo de programação e de design. Afinal, como site responsivo já virou obrigação, a tendência agora é pensar especialmente nos dispositivos móveis. Com isso, você irá sair na dianteira.

Essas são algumas das tendências para 2019. Mas, você pode se manter sempre à frente e atualizado na área de desenvolvimento web. A Ironhack, escola de programação com presença global, pode te ajudar (e muito) nisso. Afinal, possui cursos presenciais intensivos com metodologia focada na prática e no ambiente de trabalho real, além de contar com o serviço vitalício de contratação e muitos outros benefícios. Saiba mais.