Já imaginou usar um tênis com design futurista criado no molde exato do seu pé? Essa é a proposta da Zellerfeld, uma empresa alemã de calçados impressos em 3D que visa dar a designers um novo meio para a fabricação dos seus próprios sapatos, sem ajuda de grandes marcas.
Em novembro do ano passado, a Zellerfeld realizou uma parceria com a Louis Vuitton para produzir um modelo exclusivo de tênis impresso em 3D. Na época, a marca de luxo francesa desenhou o LV Cobra — apresentado pelo cantor Pharrell Williams no desfile da coleção Pre-Fall 2024, em Hong Kong, na China.
O tênis é impresso em diversas camadas de poliuretano termoplástico (TPU), que misturam texturas de malha macia e painéis lisos. Até agora, o LV Cobra foi revelado em duas cores: preto e branco.
Além de colaborar com a Louis Vuitton, a Zellerfeld produziu modelos de tênis impressos em 3D com outras grifes de luxo, como Heron Preston, Moncler, Rains, Pangaia e KidSuper. Os calçados também já foram vestidos por celebridades como Justin Bieber, Lewis Hamilton, Ciara e o influenciador Kai Cenat.
A origem da Zellerfeld
A Zellerfeld foi criada em 2016 por Cornelius Schmitt, atual cofundador e CEO da empresa, durante a graduação em engenharia industrial na Clausthal University of Technology, na Baixa Saxônia, Alemanha.
Por anos, Schmitt experimentou diversas formas de produzir os tênis em impressoras 3D. Ele, inclusive, abordava designers do mundo todo oferecendo imprimir suas criações de graça.
Após ganhar visibilidade, a Zellerfeld se tornou um sucesso, com milhares de pares de sapatos vendidos entre US$ 175 (cerca de R$ 865) e US$ 370 (R$ 1829). Em comunicado oficial, a empresa disse ter arrecadado “milhões” em receita no ano de 2023, porém sem especificar uma quantia.
Apesar da receita milionária, a companhia ainda não lucra, segundo informações do Business of Fashion.
Zellerfeld aposta na economia criativa de artistas independentes
Além de imprimir projetos prontos, a Zellerfeld quer permitir aos designers independentes produzirem seus próprios desenhos, sem depender de parcerias com grandes marcas. Em fevereiro do ano passado, a empresa lançou uma plataforma em beta para receber os modelos.
Os designers enviam os conceitos de tênis pelo servidor de Discord da Zellerfeld, e a empresa coloca o item para venda no site. Cada venda gera uma quantia em forma de royalties para o proprietário do desenho.
A ideia da companhia é investir na economia criadora, que conta com diversos artistas construindo negócios para vender seus próprios produtos e conteúdos.
Essa visão já ajudou a empresa a arrecadar US$ 15 milhões em uma rodada inicial de investimentos, liderada pelo Founder’s Fund — conhecida por investir no Facebook e na SpaceX, quando as empresas estavam no começo.
Por enquanto, Zellerfeld escolhe de forma estratégica os designers com quem trabalha. O artista paga algumas centenas de dólares — normalmente abaixo do preço médio de varejo — pela amostra finalizada, dependendo da complexidade do modelo.
Em troca, a empresa fornece pares gratuitos a qualquer pessoa que possa ajudar a promover os tênis e recebe até 60% dos royalties das vendas totais. Vale citar que a Zellerfeld não comercializa os sapatos diretamente na loja.
Já os clientes podem utilizar o smartphone para escanear os pés e recebem os tênis personalizados sob medida, no tamanho exato.