Terça-feira (25) é marcada por eclipse solar; veja fotos
Um eclipse solar parcial marcou a manhã desta terça-feira (25). O pico do fenômeno ocorreu por volta das 8h (horário de Brasília) e foi visível em partes da Europa, no Oeste da Ásia e no Nordeste da África. O melhor local para acompanhar o fenômeno foi a Rússia, onde a cobertura solar chegou a 79%.
Aqueles que tiveram a chance de assistir ao show usaram as redes sociais para compartilhar cliques do momento. Confira as melhores fotos do eclipse solar:
The Partial Solar Eclipse 2022#SolarEclipse2022 pic.twitter.com/PIoolPc6OX
— Anas (@_anassaeed) October 25, 2022
Bugünden Güneş Tutulması..
☀️🌑🕶#SolarEclipse2022
25.12.2022 pic.twitter.com/OgYGuJK9hA— Betul Turksoy (@betulturksoy_) October 25, 2022
Hayatımızda bazen önemli olaylar yaşıyoruz. Bugün de öyle bir şey yaşadık 🙃 aşama aşama tutulma anları #gunestutulmasi #SolarEclipse2022 pic.twitter.com/evGh3ubJWq
— dolunayadam 🌕 (@dolunayadam) October 25, 2022
Solar Eclipse Of October 25, 2022.
The Sun was Partially Eclipsed By the Moon Today.💙
Hope you'd love these shots🙏🥺#SolarEclipse #SolarEclipse2022 pic.twitter.com/OyU3UnDsfN— Malik Naveed Photography🌙 (@photobynaveed) October 25, 2022
Como acontece um eclipse solar
No momento do eclipse, a Lua se encontra posicionada exatamente entre a Terra e o Sol, impedindo que os raios do estrelão atinjam o planeta. Por isso, ocorre a escuridão, transformando o dia em noite por alguns minutos.
O fenômeno desta terça-feira foi considerado “parcial”, pois os astros não estavam completamente alinhados. Por conta disso, há uma parte do Sol que ainda fica exposta, criando o famoso efeito de “mordida de biscoito”.
Próximos eclipses
Este foi o último eclipse solar do ano. O próximo deve acontecer em 20 de abril de 2023, mas também não será visível da Terra. Terão posição privilegiada aqueles que estiverem na Austrália, Antártica e Sudeste Asiático.
Mas daqui um ano, em 14 de outubro de 2023, deve ocorrer um eclipse anular, também conhecido como anel de fogo. A Lua não estará próxima o suficiente da Terra para ocultar todo o estrelão, criando apenas uma mancha escura em seu centro. Para a felicidade dos brasileiros, esse poderá ser observado do país.
Temos ainda os eclipses lunares, que podem ser vistos de qualquer lugar do mundo. O próximo deve acontecer daqui duas semanas, no dia 8 de novembro. Confira outros eventos astronômicos esperados em 2022.