Russos planejam lançar outdoors no espaço; estudo diz que ideia é viável

Startup russa quer enviar satélites em órbita para exibir anúncios para várias regiões da Terra. O preço? US$ 65 milhões
Russos planejam lançar outdoors no espaço; estudo diz que ideia é viável
Imagem: StartRocket/Divulgação

Muito em breve, ao olhar para o céu noturno, você poderá não apenas ver a Lua e as estrelas, mas também gigantescos banners publicitários. Pelo menos, é o que sugere um novo estudo que chegou à conclusão que a publicidade no espaço é algo economicamente viável.

Pesquisadores russos do Instituto de Ciência e Tecnologia Skolkovo e do Instituto de Física e Tecnologia de Moscou sugeriram que um outdoor em órbita poderia se tornar real com o lançamento de uma frota de 50 cubesats – pequenos satélites do tamanho de uma caixa de sapatos.

A ideia é colocá-los em uma órbita sincronizada com o Sol, de forma que eles sempre estariam recebendo luz solar direta enquanto giram ao redor do planeta. Além disso, cada um desses satélites desdobraria grandes painéis para refletir a luz solar e permitir que eles sejam vistos a olho nu da superfície da Terra.

Esses satélites também teriam a capacidade de se mover e se reorganizar em órbita, para formar letras ou imagens luminosas no céu, da mesma forma que enxames de drones têm sido usados na atualidade, como na foto abaixo:

Show de drones durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Japão.

Show de drones durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. Imagem: YouTube/Reprodução.

Na prática, o banner espacial custaria em torno de US$ 65 milhões (cerca de R$ 338 milhões), e poderia exibir cerca de 24 imagens em várias partes do mundo por um período de três meses. Conforme lembrou o TechCrunch, esse valor é mais barato do que as empresas pagam para exibir seus anúncios durante os intervalos do Super Bowl, final do campeonato de futebol americano nos EUA, e os mesmos duram apenas 30 segundos.

O estudo também estimou que essa forma de publicidade poderia gerar receitas de cerca de US$ 111 milhões. Ou seja, o projeto daria (muito) lucro.

Desde os primeiros anos da exploração espacial, a publicidade espacial tem sido cogitada – da mesma forma que o turismo espacial. Porém, só mais recentemente, com o avanço de empresas privadas como a SpaceX, que o acesso ao espaço tem se tornado mais viável – o que abre a possibilidade dos outdoors espaciais.

Inclusive, já existem startups trabalhando nisso, como a russa StartRocket, que, desde 2019, vem desenvolvendo os protótipos de satélites com o objetivo de iniciar os testes de publicidade baseada no espaço, conforme a demonstração abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=0V8_9ZBo5ME

Por outro lado, a organização americana International Dark-Sky Association é contra esse tipo de projeto, pois essas frotas de satélites atrapalhariam pesquisas astronômicas feitas do solo. Além disso, a prática poderia aumentar a quantidade de lixo espacial em órbita, bem como aumentar o risco de colisões contra foguetes, satélites e naves espaciais.

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é editor e repórter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

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