Ciência

Terra 2.0? Cientistas acham planeta com temperatura próxima do nosso

Além da temperatura, Gliese 12 b também é um planeta rochoso e está a apenas 40 anos-luz da Terra; entenda importância da descoberta
Imagem: NASA/JPL-Caltech/R. Ferido (Caltech-IPAC)/ Reprodução

Astrônomos encontraram um novo exoplaneta com características semelhantes à Terra. Batizado como Gliese 12 b, o planeta tem uma temperatura de superfície estimada em cerca de 42°C. Ou seja, o astro é moderadamente temperado — algo extremamente raro para planetas. Isso, claro, para planetas descobertos até agora fora do Sistema Solar.

whatsapp invite banner

Além disso, o Gliese 12 b também é um planeta rochoso, assim como a Terra. Ele tem tamanho parecido com Vênus e está a apenas 40 anos-luz de distância. 

Os pesquisadores utilizaram dados do telescópio espacial TESS, da NASA, para essa descoberta. Além disso, foram usadas imagens das câmeras do Centro de Astrobiologia do Japão, e pelo Telescópio Subaru, do Observatório Astronômico Nacional do Japão. 

As características do Gliese 12 b foram publicadas na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society e também no The Astrophysical Journal Letters.

Gliese 12 b como base para estudos 

A Terra é o único planeta conhecido que oferece condições para o surgimento de vida. Contudo, pesquisadores seguem na busca de outros astros cujas características possam ser similares. Isso porque querem entender o que é essencial e o que é irrelevante nesse cenário.

Desde a década de 1990, cientistas de todo o mundo já descobriram mais de 5.500 exoplanetas. A maioria deles, no entanto, é difícil de estudar, pois está a centenas de anos-luz de distância da Terra.

Dessa forma, identificar o Gliese 12 b trouxe esperança aos pesquisadores de que ele possa fornecer parte das informações buscadas há tanto tempo. 

Embora ele não tenha exatamente a mesma temperatura da Terra, que tem, em média, 15°C, ele é um dos exoplanetas com características mais próximas às terrestres que cientistas já encontraram.

Agora, os astrônomos que descobriram o Gliese 12 b pretendem analisar se o exoplaneta tem uma atmosfera e se é capaz de hospedar água líquida estável em sua superfície. Para isso, eles acreditam que dados do telescópio espacial James Webb deverão ajudar.

Bárbara Giovani

Bárbara Giovani

Jornalista de ciência que também ama música e cinema. Já publicou na Agência Bori e participa do podcast Prato de Ciência.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas