Astrônomos encontraram um novo exoplaneta com características semelhantes à Terra. Batizado como Gliese 12 b, o planeta tem uma temperatura de superfície estimada em cerca de 42°C. Ou seja, o astro é moderadamente temperado — algo extremamente raro para planetas. Isso, claro, para planetas descobertos até agora fora do Sistema Solar.
Além disso, o Gliese 12 b também é um planeta rochoso, assim como a Terra. Ele tem tamanho parecido com Vênus e está a apenas 40 anos-luz de distância.
Os pesquisadores utilizaram dados do telescópio espacial TESS, da NASA, para essa descoberta. Além disso, foram usadas imagens das câmeras do Centro de Astrobiologia do Japão, e pelo Telescópio Subaru, do Observatório Astronômico Nacional do Japão.
As características do Gliese 12 b foram publicadas na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society e também no The Astrophysical Journal Letters.
Gliese 12 b como base para estudos
A Terra é o único planeta conhecido que oferece condições para o surgimento de vida. Contudo, pesquisadores seguem na busca de outros astros cujas características possam ser similares. Isso porque querem entender o que é essencial e o que é irrelevante nesse cenário.
Desde a década de 1990, cientistas de todo o mundo já descobriram mais de 5.500 exoplanetas. A maioria deles, no entanto, é difícil de estudar, pois está a centenas de anos-luz de distância da Terra.
Dessa forma, identificar o Gliese 12 b trouxe esperança aos pesquisadores de que ele possa fornecer parte das informações buscadas há tanto tempo.
Embora ele não tenha exatamente a mesma temperatura da Terra, que tem, em média, 15°C, ele é um dos exoplanetas com características mais próximas às terrestres que cientistas já encontraram.
Agora, os astrônomos que descobriram o Gliese 12 b pretendem analisar se o exoplaneta tem uma atmosfera e se é capaz de hospedar água líquida estável em sua superfície. Para isso, eles acreditam que dados do telescópio espacial James Webb deverão ajudar.