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“Tetris”: adolescente reescreve história e atinge feito inédito; confira

Jovem, considerado um fenômeno do game aos 16 anos, já venceu mundial de "Tetris" clássico em duas oportunidades

Há alguns meses, o adolescente Willis Gibson — conhecido na internet como “Blue Scuti” — se tornou a primeira pessoa no mundo a “zerar” o clássico “Tetris”. O garoto de apenas 13 anos conseguiu travar o jogo no  nível 157 após limpar mais de 1.500 linhas. Porém, ele acaba de ser superado.

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Isso porque, no último final de semana, Michael “dogplayingtetris” Artiaga, 16, atingiu um feito ainda mais impressionante, ao ultrapassar o nível 255 e chegar ao ponto de “reinício” do jogo — quando ele deixa de gerar novas fases e volta ao nível inicial. O processo demorou aproximadamente 1 hora e vinte minutos.

O feito foi transmitido em tempo real na Twitch e pode ser encontrado também no YouTube. Assista abaixo o feito inédito:

A versão executada continha uma modificação para evitar os travamentos no jogo e, por este motivo, conseguiu atingir o feito que ninguém havia conseguido.

Mesmo muito jovem, o jogador já tem bastante experiência com o título. Ele entrou no mundo do “Tetris” de alto nível quando tinha dez anos de idade e desde então não parou mais. O garoto já conseguiu alguns títulos importantes em sua carreira, incluindo, por exemplo, o Campeonato Mundial de Tetris Clássico em duas ocasiões.

“Tetris” é um dos maiores clássicos da história dos videogames e por muito tempo acreditou-se que era impossível passar do nível 29, onde as peças se movem em um nível tão rápido que era impossível controlá-las nos controladores mais antigos. No entanto, este cenário mudou bastante com o passar dos anos.

O desenvolvimento de técnicas como o hypertapping, que consiste no pressionamento constante de botões para conseguir manobras nas peças, levou os jogadores a um nível muito mais elevado. Além disso, os hardwares mais modernos possibilitou que cada vez mais pessoas consigam chegar mais longe no jogo.

Níveis finais

A verdade é que o título não foi projetado para ser executado além do nível 29. Por este motivo, a partir deste nível, além do aumento da dificuldade, as falhas são mais comuns e até passam a interferir bastante na experiência do usuário. Além disso, para alguns, a partir de certo ponto o game fica “injogável”.

Artiaga, por exemplo, enfrentou mudanças de cores que dificultaram bastante a visualização das peças quando foi se aproximando dos “níveis finais”. Os blocos começaram a surgir em uma tonalidade verde escura difícil de distinguir do plano de fundo.

Ao atingir o ponto de reinício, o jogador comemorou bastante o feito. E aproveitou para respirar e tomar um pouco de água, equanto o jogo executava os lentos níveis inicias. Ele não escondeu a alegria de ter atingido o ponto afirmando que estava prestes a perder a cabeça. Aliás, o adolescente brincou que não queria jogar “Tetris” nunca mais.

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Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

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