“The Last Of Us” é a melhor adaptação de game da história? Veja opiniões da crítica

A nova série da HBO já está sendo bem avaliada pela crítica antes mesmo de sua estreia neste domingo, dia 15 de janeiro. O site da BBC traz o título "a melhor adaptação de videogame já feita". Vamos conferir
the last of us adaptação no Google
Imagem: Divulgação/HBO

A série do jogo “The Last of Us”, da HBO, recebeu um ótimo investimento inicial –custou mais caro que o ínicio de “Game of Thrones”. É uma demonstração de confiança dos responsáveis pelo projeto, que acreditam no fim da “maldição” das adaptações de videogames para a TV.

Em entrevista, o criador Craig Mazin chegou a comparar o game a “Assassin’s Creed”, que também tem sua própria adaptação. Como principal diferença entre as duas, ele apontou a característica de que, em “The Last of Us” a história sempre “vem primeiro” que a jogabilidade.

Outro criador da série, Neil Druckmann, reforçou a fidelidade ao material original como uma vantagem da adaptação da HBO. Até o compositor da trilha sonora dos jogos, Gustavo Santaolalla, continua na produção.

Tudo isso parece ter funcionado, dado a ótima recepção da série pela crítica antes mesmo de estrear. Até o momento, “The Last of Us” conta com 97% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 82 no Metacritic, com 34 críticas.

Melhor de todos os tempos?

De acordo com o site de resenhas norte-americano CNET, “The Last of Us” estabelece um novo padrão para adaptações de jogos, deixando para trás “Sonic 2”, por exemplo. Segundo o site, a série “não apenas preserva a excelência angustiante do material de origem, como também mergulha no universo pós-apocalíptico de maneiras que irão encantar e surpreender até mesmo os fãs de jogos hardcore”.

O texto ainda destaca a performance de Pedro Pascal — o Joel –, considerada “diferenciada”, porque “exala dor em um momento crucial de perda, mas também exibe uma determinação convincente e toques de capricho”.

Além disso, como prometido, “The Last of Us” se mostra bastante fiel ao enredo original, com alguns acréscimos interessantes. Um deles é um aprofundamento na história do sobrevivente Bill (Nick Offermann), enquanto outro é a vilã Kathleen (Melanie Lynskey).

Com o título “The Last of Us review: ‘The best video game adaptation ever'” (a melhor adaptação de videogame já feita), o site BBC traz elogios à produção, mas destaca que ela não é perfeita — e talvez precisasse de mais um episódio para se desenvolver –, mas ainda pode ser. Também menciona os filmes de “Sonic” e “Pokémon: Detetive Pikachu” como adaptações bem elaboradas.

Sobretudo, a crítica ressalta a naturalidade e o respeito com que a obra foi traduzida para a TV, além da fidelidade “em tudo”. E se a CNET aclama Pascal, a BBC acredita que Bella Ramsey, a Lyanna Mormont de “Game of Thrones”, “rouba todas as cenas em que está”.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas