_Tecnologia

Threads completa um mês; veja como os designers criaram a marca do app

Nesta semana, o Threads completa um mês, o novo aplicativo da Meta baseado em texto; veja como sua marca nasceu

Twitter manda carta à Meta ameaçando processo pelo Threads

Imagem: Meta/Divulgação

Nesta semana, o Threads completa um mês, o novo aplicativo da Meta baseado em texto que quer rivalizar com o X, de Elon Musk (o antigo Twitter). O lançamento da empresa de Mark Zuckerberg é vinculado ao Instagram, mas tem design bem diferente.

Imagem: Meta/Divulgação

Em entrevista ao site It’s Nice That, a diretora criativa do app, Cynthia Pratomo, revela como a marca foi criada. Ela relata que desenvolver o visual e o logotipo do Threads foi como “construir o avião enquanto você o pilota”. A equipe do Instagram precisou trabalhar na identidade visual do novo aplicativo antes mesmo de ele estar pronto.

Além de Cynthia, diversos outros designers participaram do projeto, como Jez Burrows, que foi responsável pelo famoso logo ‘@’. O trabalho também não foi fácil por ser uma proposta ambiciosa – a marca do Threads precisava remeter ao Instagram e, ao mesmo tempo, se diferenciar de seus concorrentes, como o Twitter.

Os designers brincaram com referências sobre a linguagem escrita, a ideia de “conexão” e o nome Threads, que ainda não estava 100% definido. Cynthia e sua equipe cogitaram usar o símbolo ‘@’ várias vezes durante o desenvolvimento, por ser algo que remete ao online. No entanto, outras opções também foram consideradas, como uma letra ‘T’ que incorporava um laço.

Outros conceitos inusitados foram pensados, como um bloco de notas ilustrado no estilo da lente da câmera do Instagram. Por fim, a equipe decidiu pelo ‘@’ que vemos hoje. O logotipo foi finalizado usando a fonte Instagram Sans, criada pela Colophon Foundry em 2022 para a rede social da Meta.

Por fim, os designers definiram a paleta de cores preta e branca, o que difere muito do característico gradiente de cores chamativas do Instagram. Eles viram um potencial inexplorado na confiança que o preto e branco sugere, além de ser algo que simboliza o texto, ao contrário das cores vibrantes da outra rede social da Meta, associadas à fotografia.

Cynthia explicou que a marca tenta explorar um senso de “espontaneidade e franqueza”, e destacou os detalhes lúdicos que foram introduzidos desde o início, como as faixas que lembram fitas.

Febre do Threads está baixando?

Há um mês, a Meta aproveitou a frustração da internet com as mudanças no Twitter (X) para lançar o Threads, e o projeto parecia promissor. Em menos de uma semana, o novo app conquistou 100 milhões de usuários. Contudo, a contagem diária de usuários ativos do Threads vem diminuindo expressivamente.

O número caiu 82% desde o dia 31 de julho, de acordo com a empresa de mensuração SensorTower. O levantamento mostra que somente 8 milhões de usuários acessam o aplicativo diariamente, e o tempo médio diário gasto usando a nova rede social da Meta baixou para 2,9 minutos por dia.

Sair da versão mobile