Acabou o hype do Threads, nova rede social da Meta? Apesar da plataforma registrar 100 milhões de novas contas em cinco dias, o fato é que os usuários já estão esquecendo o app. A adesão das pessoas caiu consideravelmente após a primeira semana de sucesso, o que sugere que o projeto pode “flopar” em breve.
De acordo com análise do BR Media Group, houve uma queda de 20% no número de usuários brasileiros ativos na terça (11) e quarta-feira (12), em comparação ao primeiro fim de semana do Threads — que estreou globalmente no dia 5 de julho.
O mesmo acontece nos EUA. Dados da plataforma SimilarWeb indicam que número de usuários ativos diários do aplicativo caiu de 49 milhões no dia 7 para 23,6 milhões em 14 de julho. Nos EUA, que havia registrado maior engajamento do público, o uso caiu de 21 minutos por dia para pouco mais de seis minutos diários.
Os dados apontam que o engajamento do Threads diminuiu desde seus picos iniciais, apesar de ter batido o recorde de plataforma digital com crescimento mais rápido de todos os tempos. As informações são do site Engadget.
Embora tenha ganhado muito mais destaque do que outros rivais do Twitter, como o Mastodon, rede social de código aberto, ou o Bluesky, que segue em fase de testes, o novo app da empresa de Mark Zuckerberg ainda não tem uma base fiel de usuários para chamar de sua.
Queda brusca não foi surpresa
No momento do lançamento, o Threads surfou na onda de insatisfação dos usuários do Twitter, que vem anunciando mudanças frustrantes. Em alguma medida, a queda repentina no engajamento é esperada. O fato de o Threads levar quase que automaticamente os usuários do Instagram para o app também contribuiu com a rápida adesão à plataforma.
Ao mesmo tempo, o aplicativo carece de muitos recursos, o que pode incomodar as pessoas. O feed não é cronológico, o algoritmo é muito básico, e não existe a opção de enviar mensagens diretas.
Em post no Threads na última sexta-feira (14), Adam Mosseri, CEO do Instagram, sugeriu que a companhia não estava particularmente focada em métricas de engajamento neste primeiro momento.
“Nosso foco agora não é o engajamento, que tem sido incrível, mas superar o pico inicial e o vale que vemos com cada novo produto e criar novos recursos, aumentar o desempenho e melhorar o rankeamento”, diz. Tudo depende da velocidade com que a Meta vai implementar novos recursos e funcionalidades no app, aperfeiçoando a experiência dos usuários.