TIM também vai cortar internet “ilimitada” quando acabar a franquia
Na semana passada, Vivo, Oi e Claro detalharam os planos para cortar seu acesso à internet quando a franquia acabar. Daqui em diante, não há como estourar o limite de dados: em vez de navegar em velocidade reduzida, você terá que adquirir um pacote adicional. A TIM parecia ser a exceção nisso tudo… até agora.
A TIM publicou em seu site um comunicado dizendo que, a partir de 15 de janeiro, a conexão será interrompida quando você atingir o limite da franquia diária nos planos Infinity Web 10, Web 30, Web 100, Web 10+Torpedo, Web 30+Torpedo e na oferta Turbo 7.
Isso será feito inicialmente nos estados de Pernambuco, Rio Grande do Sul e da área de DDD 19, no interior de São Paulo. Os clientes já estão recebendo o aviso prévio via SMS.
Para voltar a navegar, você terá duas opções: contratar um pacote adicional de internet, que vale até o fim do dia; ou migrar para uma oferta com franquia superior. Você terá que gastar mais em ambos os casos. Também é possível esperar até a meia-noite, quando é restaurada a franquia desses planos diários.
A operadora diz que “as mudanças ocorrerão nos planos Infinity Pré, Infinity Controle, Liberty Controle e Liberty Controle Express”.
Na semana passada, a TIM disse à Agência Brasil que só iria fazer o bloqueio no plano Controle WhatsApp, que não desconta da franquia os dados consumidos pelo app. A operadora havia dito que “não prevê qualquer ajuste em seus planos atuais”, mas está fazendo esse ajuste mesmo assim.
A TIM diz que está cortando a conexão porque “o modelo de redução de velocidade após o consumo dos pacotes pode criar uma percepção negativa do serviço”. Então, para melhorar a percepção da empresa, ela vai… cortar o acesso à internet.
Infelizmente, ela não é a única: a Vivo começou a fazer isso em novembro, em alguns estados, e vai continuar “nos próximos meses”. Oi e Claro, por sua vez, vão acabar este mês com a navegação após o fim da franquia.
E a Anatel, o que tem a dizer sobre isso? Bem, a agência lembra que tudo isso é permitido pelas regras do setor de telecomunicações. No entanto, quaisquer mudanças na cobrança precisam ser avisadas com pelo menos 30 dias de antecedência. [TIM via Tecnoblog]
Atualização: a TIM emitiu um posicionamento oficial sobre o corte da conexão após o fim da franquia; ele segue abaixo.
A TIM está atenta às tendências do mercado e acredita que mudanças no modelo do consumo de dados móveis são um movimento natural, em linha com o crescimento contínuo do uso de internet nos celulares e outros dispositivos. Os clientes necessitam de franquias cada vez maiores e de uma experiência de navegação de alta qualidade e – nesse contexto – o modelo de redução de velocidade após o consumo dos pacotes pode criar uma percepção negativa do serviço.
Foto por Bojan Pavlukovic/Flickr; atualizado em 18/12