Todos os filmes de “Velozes e Furiosos”, do pior para o melhor

Dirigido por Louis Leterrier, “Velozes e Furiosos 10” chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (10), e traz de volta a família Toretto em mais uma aventura. Confira a lista de toda a saga!
Velozes e Furiosos
Imagem: Divulgação/Universal

“Velozes e Furiosos 10” chegou aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (18). E traz de volta a família Toretto em mais uma aventura eletrizante. A trama promete ser apenas o primeiro capítulo que encerra a saga iniciada em 2001. Desta vez, a franquia terá um novo vilão, interpretado por Jason Momoa — conta até com participação da cantora Ludmilla.   

Para você se preparar para essa estreia de peso, o Giz Brasil trouxe todos os filmes de “Velozes e Furiosos”, classificados do pior ao melhor segundo o site especializado Rotten Tomatoes. Se liga só:

10 – Velozes e Furiosos 4 (2009)

Lançado em 2009 com direção de Justin Lin, “Velozes e Furiosos 4” é o filme com pior avaliação no Rotten Tomatoes. O longa traz de volta o elenco original (Paul Walker, Vin Diesel, Jordana Brewster e Michelle Rodriguez) e dá mais foco ao roteiro do que aos carros turbinados. 

A trama se passa cinco anos após o original, Brien é agora um agente do FBI que se une a Toretto para capturar um líder do tráfico de drogas. Sem saber ao certo que tipo de história queria contar, o filme não conseguiu ser tão divertido quanto os fãs esperavam, e se tornou sem dúvidas o mais “chato” da franquia. 

Os críticos do Rotten em consenso, apontam que “embora ‘Velozes e Furiosos’ apresenta a ação e as acrobacias necessárias, os cineastas falharam em fornecer uma história competente ou personagens atraentes”. No site, o filme conquistou apenas 29% de aprovação por parte dos especialistas, e 67% por parte do público. 

9 – +Velozes +Furiosos (2003) 

O segundo filme da saga lançado em 2003, com direção de John Singleton, também não agradou muito quando se trata de crítica. Com um elenco de peso, tinha tudo para ser um dos melhores. No entanto tem um dos roteiros mais sem sentido de toda a franquia, mesmo assim, consegue ser um dos mais divertidos e engraçados.

Na trama, Paul Walker retorna ao mundo das corridas de rua de alta octanagem, desta vez transportando um carregamento de dinheiro “sujo” para Carter Verone (Cole Hauser), um homem de negócios sombrio. Os super astros do rap Ludacris, Tyrese e Fabolous co-estrelam, junto com a estreante Eva Mendes. 

“+Velozes +Furiosos” apresenta veículos nunca antes vistos em incríveis acrobacias, mas que não agradou tanto. No Rotten Tomatoes, os críticos em consenso dizem que o filme tem “pessoas bonitas e carros bonitos, em um filme que não sobrecarrega as células cerebrais”. Nas notas, o longa conquistou apenas 36% por parte dos especialistas e 50% com o público. 

8 – Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio (2006) 

“Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio” é o terceiro filme da franquia. Dirigido por Justin Lin, a produção é ambientada no mesmo universo da saga estrelada por Vin Diesel. Mas conta uma história completamente diferente daquela apresentada no longa-metragem que deu o ponto de partida nessa empreitada.

Na trama acompanhamos Sean Boswell (Lucas Black), um piloto de rua que, para evitar ser preso, se muda para Tóquio com seu pai. Chegando em sua nova casa, Sean começa a aprender um novo estilo de competição de carros. Só que é muito mais perigoso do que o que ele estava acostumado. Para piorar a situação, Sean decide competir contra o campeão local e até mesmo se apaixona pela namorada dele.

O longa tem eventos isolados, o que torna o filme único em comparação aos outros. No Rotten, os críticos dizem que a “sequência de direção de arregalar os olhos. Juntamente com uma história mole e performances planas, fazem deste Drift uma continuação decepcionante dos capítulos anteriores de Velozes e Furiosos”. A trama conquistou apenas 38% de aprovação dos críticos, e 69% de pontuação do público. 

7 – Velozes e Furiosos (2001)

O primeiro filme da saga foi lançado em 2001 e se tornou um sucesso de bilheteria, elevando o nível dos filmes de ação. Nesta primeira trama, Paul Walker é Brian O’ Connor, um policial disfarçado que se infiltra em uma quadrilha ilegal de rua liderada por Dominic Toretto, interpretado por Vin Diesel. 

Durante a missão, Brian ganha a confiança e a amizade de Dom e se envolve com sua irmã Mia (Jordana Brewster), o que o deixa confuso entre seguir com o seu objetivo ou honrar a amizade que criou durante o tempo em que passou infiltrado. Claramente inspirado emCaçadores de Emoção” (1991), “Velozes e Furiosos” (2001) foi um marco no início dos anos 2000.

No Rotten, os críticos em consenso apontam que o longa é “elegante e brilhante na superfície, ‘Velozes e Furiosos’ lembra aqueles filmes bregas de exploração adolescente dos anos 1950”. Nas notas, a produção conquistou 55% por parte dos especialistas, e 74% por parte do público.  

6 – Velozes e Furiosos 9 (2021)

“Velozes & Furiosos 9” é o nono filme da franquia e começa com Dom Toretto (Vin Diesel) vivendo uma vida tranquila ao lado de sua esposa e filho, até que seu passado retorna em forma de seu irmão desaparecido Jakob (John Cena), um assassino altamente treinado que trabalha para uma organização criminosa liderada por Cipher (Charlize Theron).

Por isso, Dom e sua equipe precisam unir forças para impedir os planos malignos de Jakob e Cipher, que envolvem a construção de um dispositivo capaz de controlar todas as armas nucleares do mundo. O filme é dirigido por Justin Lin, que já está mais do que acostumado a lidar com esse universo. 

No Rotten, os críticos apontam que “F9 envia a franquia ainda mais longe do que nunca, mas o talento do diretor Justin Lin para cenários absurdos mantém a ação zumbindo”. Nas notas, a produção acumulou 59% por parte dos criticos e 82% por parte do publico. 

5 – Velozes e Furiosos: Hobbs & Shaw (2019)

“Velozes e Furiosos: Hobbs & Shaw” é um spin-off da franquia que se concentra nos personagens de Dwayne Johnson e Jason Statham, respectivamente, como Luke Hobbs e Deckard Shaw. No filme, eles são forçados a trabalhar juntos para impedir que um terrorista biológico interpretado por Idris Elba destrua a humanidade com um vírus mortal. 

Para isso, eles precisam recuperar um aparelho que contém a cura para a doença e levá-lo a um laboratório seguro. No Rotten, os críticos apontam que “Hobbs & Shaw não gira tão alto quanto as melhores parcelas da franquia, mas obtém uma quilometragem decente de suas estrelas bem combinadas e sequências de ação exageradas”. 

Nas notas do site, a trama agradou um pouco mais e conquistou 68% por parte da crítica especializada, e 88% com o publico. 

4 – Velozes e Furiosos 8 (2017)

Em “Velozes e Furiosos 8”, Dom Toretto (Vin Diesel) trai sua equipe e se junta à misteriosa Cipher (Charlize Theron), que o obriga a cometer crimes ao redor do mundo. Enquanto isso, a equipe liderada por Hobbs (Dwayne Johnson) e Letty (Michelle Rodriguez) se une a um antigo inimigo, Deckard Shaw (Jason Statham), para tentar deter Dom e Cipher.

O oitavo filme da franquia, apresenta ao público mais um desafio vivido por Dominic Toretto, desta vez sem o apoio de Brian O’Conner (Paul Walker). No Rotten, os críticos dizem que a produção “abre um novo capítulo na franquia, alimentado pela mesma química contagiante do elenco e ação exagerada que os fãs esperam”. Com direção de F. Gary Gray, a produção conquista 67% de aprovação por parte dos especialistas e 72% por parte do público.  

3 – Velozes & Furiosos 6 (2013)

O sexto filme da franquia e segue a equipe liderada por Dominic Toretto (Vin Diesel) e Brian O’Conner (Paul Walker) se reunindo em Londres para ajudar o agente Hobbs (Dwayne Johnson) a capturar um grupo de mercenários liderados por Owen Shaw (Luke Evans). Eles descobrem que a ex-namorada de Dom, Letty Ortiz (Michelle Rodriguez), que supostamente morreu, está viva e trabalhando para Shaw.

Esse é o primeiro filme da franquia em que a família Toretto passa trabalhar como um time de espiões globais. No Rotten, os críticos dizem que “com humor de alta qualidade e cenas de ação fantásticas, ‘Velozes e Furiosos 6’ se baseia na fórmula de sucesso de bilheteria que fez de ‘Velozes e Furiosos 5’ um fenômeno global”. Nas notas, a produção conquistou 71% por parte da crítica, e 84% com o público. 

2 – Velozes e Furiosos 5: Operação Rio (2011)

Dando continuidade à franquia, seguimos para “Velozes e Furiosos 5: Operação Rio”, o quinto filme da saga. O longa recebe um carinho ainda mais especial dos fãs brasileiros, já que parte da trama é ambientada no Rio de Janeiro. A produção foi uma espécie de “Vingadores: Guerra Infinita” para a franquia, na época de lançamento.

Isso porque, marca a primeira vez que todos os personagens importantes atuaram juntos, em uma grande culminação dos eventos anteriores. A produção segue Dom, Brian e sua equipe indo para realizar um último trabalho, e garantir a liberdade. Eles se envolvem em uma perseguição contra o agente federal Luke Hobbs (Dwayne Johnson), que busca o brasileiro Hernan Reyes (Joaquim de Almeida). 

No Rotten, a produção é uma das mais bem avaliadas da franquia. Os críticos em consenso dizem que o filme é “elegante, barulhento e exagerado, ‘Velozes e Furiosos 5’ orgulhosamente abraça suas emoções de ação sem cérebro e injeta vida nova na franquia”. Nas notas, o filme de 2011 conquistou 78% por parte dos críticos, e 83% por parte do público. 

1 – Velozes e Furiosos 7 (2015)

Como o título já entrega, “Velozes e Furiosos 7” é o sétimo filme da franquia. A produção foi marcada pela despedida de Paul Walker, que faleceu em 2013 após sofrer um trágico acidente de carro durante a produção do longa. Este merecia ser o último capítulo da Família Toretto, porém, Hollywood jamais permitiria que uma franquia se encerrasse com o filme de maior arrecadação. 

Dirigido por Justin Lin, “Velozes e Furiosos 7” tem a vingança como grande tema. Na trama, Deckard Shaw (Jason Statham) busca se vingar de Toretto e sua equipe por causa da morte do irmão, o que acaba levando todos a uma perigosa jornada por sobrevivência e não apenas por velocidade. No Rotten, esse é o melhor avaliado da saga.

Os críticos do site dizem que a trama “oferece uma nova rodada de emoções exageradas e adicionando um peso dramático inesperado, ‘Velozes e Furiosos 7’ mantém a franquia em movimento em mais de uma maneira”. Por fim, nas notas, o longa conquistou 81% por parte dos especialistas, e 82% por parte do público.  

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas