Top 10 lugares para estudar no exterior ainda em 2024
Além da Finlândia, o país mais feliz do mundo há sete anos consecutivos, outros destinos ao redor do mundo também oferecem oportunidades de intercâmbio. Uma lista recente do site Educations.com, feita com quase 24 mil pessoas de 230 países, selecionou os melhores lugares para estudar no exterior em 2024.
O ranking se baseia em indicadores estatísticos para sete fatores. São eles: ensino de qualidade; objetivos de carreira; desenvolvimento pessoal; cultura e estilo de vida; oportunidades de networking e amizades; aprendizagem de línguas e aventura.
Veja o top 10 abaixo:
10. Dinamarca
Em segundo lugar no ranking do Relatório Mundial da Felicidade este ano, a Dinamarca está no top 15 países quando o assunto é ensino de alta qualidade. Além disso, é uma nação progressista, fácil de andar a pé ou de bicicleta e tem boas opções gastronômicas, bem como praias e locais históricos para visitar.
9. Suíça
Cheia de cultura, arquitetura impressionante e belezas naturais, a Suíça, nos Alpes, tem universidades de alto nível e quatro idiomas oficiais: alemão, francês, italiano e romanche (língua minoritária originária do latim). No país, vale a pena conhecer montanhas, lagos, florestas e castelos.
8. Holanda
Referência em educação, a Holanda oferece diversos programas de ensino superior em inglês. Tanto nas grandes cidades quanto naquelas mais tranquilas, há muita consciência ambiental entre os habitantes. O local, aliás, também é ideal para ciclistas, com mais de 30 mil quilômetros de ciclovia para observar os canais e a zona rural.
7. Espanha
Cheia de cultura e lazer, a Espanha é a opção número 1 quando se trata de fazer amigos e conexões profissionais. O país, terra de Dali e Picasso, é um dos melhores também para estudantes e amantes da arte, e cresce cada vez mais como centro de tecnologia.
6. Canadá
Destino popular para intercâmbios, o Canadá recebeu quase 900 mil estudantes internacionais em 2023. E não é a toa, já que é um bom lugar para quem deseja aprender e desenvolver idiomas como inglês e francês. Além disso, tem várias oportunidades para pesquisadores, incluindo financiamentos.
5. França
Com mais de 3.500 instituições de ensino superior públicas e privadas, a França oferece educação de alto nível em diversas áreas, bem como uma grande aventura e muita cultura. Além de Paris, há muitos lugares para conhecer, como Provença, no sudeste do país.
4. Austrália
O melhor lugar para fazer um intercâmbio na Oceania, a Austrália fica longe, mas é um destino popular entre intercambistas pelo mundo. Além de instituições de ensino conceituadas, que recebem inúmeros estudantes do exterior, o clima e a natureza também são atrativos do local, que tem lindas praias.
3. Reino Unido
Formado por Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, o Reino Unido atrai diversos visitantes, assim como alunos para suas prestigiadas faculdades. O ensino é um dos melhores do mundo, e apesar da pouca área, há muita história, cultura e arquitetura para ver, como monumentos pré-históricos e ruínas medievais, por exemplo.
2. Estados Unidos
Destino mais desejado da América do Norte, os EUA têm, além de universidades famosas como Harvard e Yale, oportunidades de pesquisa e uma cultura universitária digna de Hollywood, que atrai jovens de diversos países.
1. Alemanha
Em primeiro lugar na lista, a Alemanha cresceu como potência no ensino superior, com baixo custo de mensalidades e de vida no país. Em contrapartida, os padrões de vida são altos, com segurança, infraestrutura, beleza natural e cultura, incluindo grandes eventos locais como o Oktoberfest.