Ele tem 725 gramas, 13,7 milímetros de espessura, tem 9,7 polegadas (com resolução de 1024×768), câmera frontal de 1,3 megapixels e vídeo chamada. Conheça o Touchpad, o tablet da HP que acaba de ser anunciado e promete enfrentar o iPad – e tem algumas especificações bem parecidas com seu concorrente. Confira os detalhes e as imagens.

O Touchpad ainda tem Wi-Fi 802.11 b/g/n, Bluetooth, 16 ou 32GB, e o dobro de memória do Palm Pre 2 (ou 1GB, pelos nossos cálculos). Ah, e claro, um processador dual-core de 1,2GHz.

É assim que o webOS funciona num tablet. As cartelas continuam presentes, representando os aplicativos abertos. Fechar apps segue o mesmo formato dos aparelhos com webOS: é só jogá-lo para fora da tela.

O Synergy sincroniza as informações dos smartphones com webOS com o Touchpad.

A interface parece muito uma versão gigantesca do webOS, com o dock na parte inferior, as cartelas para multitarefa e a barra de status e notificação no topo.

Há também alguns acessórios, como o estande para o Touchpad e um teclado Bluetooth. O dock também recarrega o aparelho com o Touchstone, o carregador sem fio da empresa.

O Touchpad também se sincroniza com o novo Pre 3 para compartilhar mensagens de textos e ligações via Bluetooth. Assim, dá para deixar o telefone sempre de lado enquanto o tablet estiver sendo usado.

Os apps funcionam do mesmo modo dos antigos aparelhos da Palm. Para abri-los, o usuário usa o dock da parte inferior ou o menu cheio de apps.

O sistema de e-mail tem suporte para múltiplas contas e é bem parecido com o e-mail do iPad. O lado esquerdo exibe a lista de mensagens, e o lado direito fica reservado para a mensagem atual. E com uma grande deslizada da mão é possível trocar de contas de forma prática.

A HP também fez questão de enfatizar que o Touchpad tem suporte a Flash. Isso mesmo.

As notificações não são invasivas, já que elas pululam no canto direito da barra de notificações, e é possível eliminá-las só com uma deslizada de dedo no aviso. Mas se você quiser ver a mensagem, é só encostar e abrir com o aplicativo certo.

As opções de teclado são interessantes: há quatro tamanhos diferentes, do S (de pequeno) até o XL (de extra grande), para uma adaptação mais fácil aos seus dedos. Boa escolha de personalização. Digitar é uma das coisas mais chatas em um tablet. E há também teclas numéricas no teclado virtual.

Ele também vem cheio de atalhos para as redes sociais no aplicativo de fotos, como um botãozinho para o Facebook. E dá para imprimir imagens pelo tablet se uma impressora estiver na sua rede. Nas fotos, é possível comentar e responder comentários direto de dentro das fotos (se ela tiver sido enviada ao Facebook, claro).

A promessa da HP é que o Touchpad terá várias revistas e jornais otimizados, como a Sports Illustrated.

E, claro, um aplicativo do Kindle.

Por fim, os executivos fizeram também uma demonstração de uma chamada de vídeo do Skype de um Pre 3 para o Touchpad.

O Touchpad chega ao mercado americano na metade de 2011. E ainda não há previsão de preço do aparelho.