Tecnologia

Toyota transforma Pokémon do futuro em moto que funciona de verdade

Moto da Toyota inspirada em Miraidon não é o primeiro veículo de Pokémon; relembre os carros do Pikachu e de outros monstrinhos
Imagem: The Pokémon Company e Toyota/Reprodução

A Toyota criou uma moto inspirada no Pokémon lendário Miraidon que funciona de verdade. O monstrinho futurista, que estampa a capa do jogo “Pokémon Violet”, para Nintendo Switch, funciona como meio de transporte para os treinadores pela região do jogo, Paldea.

Por meio do Projeto Miraidon, o Pokémon se transformou em um veículo real. Criado pela Toyota Engineering Society — uma organização de funcionários fabricante japonesa dedicada à prototipagem e iteração de novas tecnologias —, o veículo funciona como uma moto tradicional, mas traz o design do dragão futurista.

Embora seja improvável vê-la na rua um dia, por ser somente um protótipo, a moto da Toyota é rica em detalhes e tem visual extremamente fiel ao Pokémon. Na publicação abaixo, publicada pelo usuário SoulSilverArt, no X (antigo Twitter), é possível ver algumas fotos do veículo em exposição.

O Miraidon é não só a capa de “Pokémon Violet”, mas é é peça chave no enredo, que envolve viagem no tempo, e também o principal meio de transporte do jogador. Além de se transformar em uma espécie de motocicleta futurista, o dragão elétrico consegue escalar montanhas, nadar e até mesmo voar.

Em “Pokémon Scarlet”, o papel de mascote fica para Koraidon, que tem visual inspirado em um lagarto pré-histórico. Apesar de Koraidon também ser usado como meio de transporte em “Pokémon Scarlet”, seria muito mais complicado a Toyota transformá-lo em uma moto de verdade. Afinal, nem no jogo o monstrinho usa as rodas que têm no peito para se mover, preferindo as pernas.

Toyota também fez carro do Pikachu e outros Pokémon

A moto do Projeto Miraidon não é o primeiro veículo inspirado em um Pokémon. Em 2012, a Toyota criou um carro baseado no Pikachu para divulgar “Pokémon o Filme: Kyurem Contra a Espada da Justiça”.

Exibido na Feira de Brinquedos de Tóquio, o veículo subcompacto amarelo de cinco lugares tinha uma cauda, ​​duas orelhas gigantes, faróis no lugar dos olhos e o sorriso alegre de Pikachu no para-choque dianteiro, além das tradicionais bochechas vermelhas.

Carro do Pikachu fabricado pela Toyota

Carro do Pikachu fabricado pela Toyota (Imagem: Gnsin/Wikimedia Commons)

Também na Feira de Brinquedos de Tóquio de 2012, a Toyota mostrou o mesmo veículo, mas com visual inspirado na lontra de água Oshawott, inicial da 5ª geração de Pokémon. Havia ainda um terceiro modelo, porém apenas uma pintura dos personagens que apareciam no filme.

Já em 2014, mais uma vez na Feira de Brinquedos de Tóquio, a Toyota exibiu novamente o carro do Pikachu ao lado de um novo carro baseado na raposa de fogo Fennekin, inicial da 6ª geração. Mesmo não sendo produzidos em larga escala, os carros eram funcionais e fizeram a alegria das crianças que passavam pela feira (além de serem muito fofos).

Nintendo criou o próprio carro do Pikachu

Por fim, na década de 1990, a Nintendo criou carros do Pikachu chamados “Pikabug”. A empresa adquiriu 10 unidades do New Beetle, da Volkswagen, e os personalizou com orelhas pontudas no teto, bochechas vermelhas sob os faróis e a cauda em formato de raio saindo do porta-malas.

Um dos 20 Pikabugs do mundo

Um dos 20 Pikabugs do mundo (Imagem: mewisme700/Reddit/Reprodução)

Os Pikabugs apareciam em eventos, ficavam expostos em para shoppings e lojas de brinquedos, e tinham consoles Nintendo 64 dentro para os fãs jogarem. Depois que a empresa terminou de usá-los, os carros foram distribuídos em concursos. Hoje, são itens de colecionador valiosíssimos e muito raros.

Existe, inclusive, um site dedicado aos Pikabugs que reúne informações dos atuais donos, assim como fotos dos veículos.

Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Jornalista especializado em tecnologia, jogos, entretenimento e ciência. Já passou por grandes redações do Brasil (TechTudo, Tecnoblog, Terra e Olhar Digital) e trabalhou com relações públicas e assessoria de imprensa na Theogames, atendendo à Blizzard Entertainment e mais clientes do mercado de videogames. É apaixonado pela cultura geek, música e produção de conteúdo. Nas horas vagas, é aspirante a artista marcial e cozinheiro.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas