Tradução do Novo Testamento de 1.750 anos é descoberta por medievalistas

A tradução em siríaco do Novo Testamento pode ajudar os cientistas a desvendarem a história da transmissão textual dos Evangelhos
Tradução do Novo Testamento de 1.750 anos é descoberta por medievalista
Imagem: Biblioteca do Vaticano/Reprodução

Durante a Idade Média, a oferta de pergaminhos no deserto era escassa. Encontrar uma base para novas inscrições era difícil, o que abria brechas para as pessoas pegarem outros manuscritos, apagarem o que estava escrito neles e reutilizarem a tela. 

whatsapp invite banner

Um escriba fez isso na Palestina há cerca de 1.300 anos. Ele pegou nada menos do que um dos livros dos Evangelhos, que estava inscrito com um texto em siríaco, e o apagou. O documento do Novo Testamento havia sido registrado durante a primeira metade do século 6.

A história, por sorte, não se perdeu. Pesquisadores da Academia Austríaca de Ciências encontraram um palimpsesto, pergaminho cujo texto original foi apagado, e o decodificaram através da fotografia ultravioleta. 

O documento é apenas o quarto manuscrito já encontrado que traz a tradução siríaca antiga dos Evangelhos. Os anteriores estão guardados agora na Biblioteca Britânica em Londres, no Reino Unido, e no Mosteiro de Santa Catarina, no Monte Sinai. O estudo completo foi publicado na revista científica New Testament Studies.

Segundo os pesquisadores, o texto pode ajudar a ciência a desvendar a fase inicial da história da transmissão textual dos Evangelhos. Por exemplo, enquanto o original grego de Mateus capítulo 12, versículo 1 diz: “Naquele tempo, Jesus passou pelas searas no sábado; e seus discípulos ficaram com fome e começaram a colher espigas e comer”, a tradução siríaca diz: “[…] começou a colher as espigas, esfregá-las nas mãos e comê-las.”

Povos antigos traduziram para o siríaco pelo menos um século antes dos manuscritos gregos mais antigos que sobreviveram ao tempo, incluindo o chamado Codex Sinaiticus. Pesquisadores consideram esse como um dos mais importantes do Novo Testamento. 

Carolina Fioratti

Carolina Fioratti

Repórter responsável pela cobertura de saúde e ciência, com passagem pela Revista Superinteressante. Entusiasta de temas e pautas sociais, está sempre pronta para novas discussões.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas