_Google

Tribunal alemão está “propenso” a banir o Google Maps no país inteiro

Um julgamento na Alemanha no qual Google e Motorola enfrentam a Microsoft parece estar caminhando para um final ruim para a gigante das buscas. Tão ruim, na verdade, que um juiz alemão disse que está “propenso” a banir o Google Maps no país inteiro. O juiz acredita que deveria considerar o Google responsável por violar […]

Um julgamento na Alemanha no qual Google e Motorola enfrentam a Microsoft parece estar caminhando para um final ruim para a gigante das buscas. Tão ruim, na verdade, que um juiz alemão disse que está “propenso” a banir o Google Maps no país inteiro.

O juiz acredita que deveria considerar o Google responsável por violar uma patente da Microsoft europeia descrevendo um “sistema de computador para identificar recursos locais e seu respectivo método”. Por mais que isso não pareça muito sério, suas ramificações são. O FOSS Patents explica:

O juiz Dr. Zigann, o juiz que preside a câmara (painel de juízes) ouvindo o saco, disse que essa patente, que tem uma data de agosto de 1995, cobre uma “grande ideia” (a combinação de resultados de busca e mapas) que merece uma “construção comensurada com a dita grande ideia.”

A Microsoft quer, e agora parece que vai conseguir, um injunção de patente na Alemanha contra o serviço de mapas do Google, o app do Google Maps para Android, e navegadores que dão acesso ao Google Maps. Para cumprir a liminar que paira, o Google teria que desabilitar o acesso ao Google Maps de computadores usando IP alemão, descontinuar a distribuição do app do Google Maps para Android na Alemanha, e distribuir navegadores na Alemanha apenas caso eles bloqueiem o acesso ao Maps de forma parecida com filtros de internet usados para fins de controle de pais.

Em outras palavras, o Google Maps morreria na Alemanha. A decisão final deve ser feita nas próximas duas semanas, mas até lá o Google sem dúvida vai fazer o que puder para convencer a corte de que a punição não precisa ser tão séria. [FOSS Patents]

Sair da versão mobile