“Tristeza sem fim”: famosos repercutem morte de Gal Costa

Morte da cantora baiana, na manhã desta quarta-feira (9), provocou onda de mensagens de artistas e personalidades públicas nas redes sociais
“Tristeza sem fim”: famosos repercutem morte de Gal Costa, aos 77 anos
Imagem: Karina Zambrana/Flickr/Reprodução

A morte da cantora baiana Gal Costa, na manhã desta quarta-feira (9), provocou uma onda de mensagens de admiração de artistas e fãs nas redes sociais. 

Gilberto Gil, seu amigo e parceiro desde a década de 1960, junto com Caetano Veloso e Maria Bethânia, lamentou a morte no Twitter. “Muito triste e impactado com a morte de minha irmã Gaúcha”, escreveu Gil. 

Ao lado de Gil no grupo Doces Bárbaros, Gal Costa abriu caminho para a popularização da MPB na década de 1970. Em junho, Gil afirmou que o grupo poderia voltar e que os ex-integrantes estavam animados com a ideia de uma última turnê.

No Instagram, Maria Bethânia disse que está “em choque” pela partida da amiga. “Eu nunca pensei um dia chegar a vocês para falar sobre a dor de perder Gal. O Brasil que ela sempre encantou com sua voz única, magistral, hoje inteiro chora”, disse.

Caetano Veloso compartilhou o último tuíte de Gal, publicado horas antes da confirmação da morte. No vídeo de 1986, os cantores cantam juntos a canção “Sorte”.

Rita Lee, que trabalhou ao lado de Gal no emblemático álbum “Panis et circensis”, de 1968, publicou uma foto escreveu: “O nome dela é Gal, a garota da voz de veludo… As forças de luz estão com você”.

Também no Twitter, Milton Nascimento dedicou seu tributo à cantora. “Eu te amo e vou te amar para sempre”, escreveu.

“Ah, Brasil… que vazio”, tuitou a cantora Zélia Duncan. “Tristeza sem fim”.  

No Instagram, Lulu Santos celebrou a vida de Gal. “Sua voz, nossa vida. Obrigado Gal”, escreveu.

O governador da Bahia, terra-natal de Gal, Rui Costa, decretou luto oficial no estado de três dias. “Com sua partida, perdemos uma das mais potentes vozes da nossa música, eternizada em interpretações que cantam a Bahia e o Brasil para todo o mundo”, tuitou.  

A informação, confirmada pela assessoria de imprensa da cantora, não detalha as causas da morte. Uma das maiores vozes da música popular brasileira, Gal se recuperava da retirada de um nódulo na fossa nasal direita. Por recomendações médicas, não faria mais shows até o final de novembro.

Veja outras repercussões da morte de Gal Costa

Prefeitura de Salvador, cidade natal da cantora

Lula (PT)

Dilma Rousseff (PT)

Gregório Duvivier

Jogos Olímpicos (Comitê Olímpico Internacional)

Felipe Neto

Emicida

Esporte Clube Bahia, time do coração da artista

Padre Fábio de Mello

Babu Santana

Juliette

Museu da Imagem e do Som

Marina Silva

Antônio Tabet

Arnaldo Antunes

Marina Sena

Marisa Monte

Samuel Rosa

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas