Bem-vindo ao nosso Guia anual de configuração de smartphones novos. Alguém cansado daquele seu celular lajotão antigo que você usava fazia alguns anos te deu um smartphone novinho. E agora?
Começando
Ao saírem da caixa, a maioria dos smartphones não são tão “smart”. Na realidade, muitos são quase ignorantes. Preparar seu novo parceiro de bolso significa algum tempo segurando-o e tocando na sua tela para marcar todos os itens de uma lista repleta de tarefas tediosas — mas necessárias. Não se preocupe, estamos aqui para ajudá-lo. Lembre-se: este dispositivo será uma companhia constante pelos próximos meses ou até anos. Assim, você vai querer começar o relacionamento de forma positiva.
Mantenha a bateria saudável
Migrando seus dados
- Se você tiver um smartphone GSM (o padrão predominante no Brasil), você pode usar o SIM card para fazer a transferência. A maioria dos celulares, simples e mais complexos, tem uma opção do tipo “copie todos os contatos” para o SIM card. Depois de fazer isso, simplesmente remova o cartão e insira-o no novo celular. Assegure-se de migrar todos os contatos do SIM card para a memória do smartphone.
- Novamente, se você estiver saindo de um Android para outro e já tem uma conta Google, tudo o que precisa fazer é logar na sua conta no novo smartphone e sincronizar todos os seus contatos. Fácil. O mesmo vale para o iPhone. Se você ainda não se cadastrou pelo menos na conta gratuita do iCloud, faça isso antes de mudar — é a forma mais fácil de migrar contatos entre smartphones Apple.
- No Windows Phone, use redes sociais para inundar seu aparelho com seus amigos. Conecte-se às suas contas no Facebook, Twitter e Google, e tudo será sincronizado automaticamente.
Calendário: usuários do Google Agenda e do iCloud têm, novamente, mais facilidades aqui. Se você estiver usando um novo smartphone Android, seus compromissos sincronizarão automaticamente. Da mesma forma, o iPhone puxará todos os compromissos sincronizados com o iCloud. Apenas certifique-se de permitir que os calendários sincronizem.
Mídia e sincronia
Mesmo com toda essa badalação em torno de arquivos sincronizados na nuvem, você ainda pode ter que recuperar suas músicas e fotos do seu aparelho à moda antiga. Para o iPhone, você precisará baixar o iTunes se ainda não o tiver. Ele é a sua parada para sincronizar músicas, vídeos, livros, fotos, apps e, se não for fã do iCloud, também pode sincronizar email, calendários e contatos a partir de lá. Os usuários de Windows Phone devem usar o Zune Software. Para quem tem um BlackBerry, basta baixar o BlackBerry Desktop Manager. Por fim, se você está com um novo Android ou BlackBerry, pode ignorar os apps “recomendados” e usar o doubleTwist, um ótimo player de mídia com sincronia over the air.
Converter vídeo: seus 32 GB estão sedentos por conteúdo. Mas você não pode simplesmente copiar todos aqueles vídeos estocados em seu disco rígido para o seu smartphone. Primeiro, é preciso convertê-los para os formatos corretos com algo como o Handbrake. Verifique a resolução da tela do seu novo smartphone e então converta os vídeos para o formato h.264, obviamente naquela resolução. A maioria dos novos aparelhos rodará os vídeos sem gargalos.
Apps? Apps. Apps!
Claro. Abaixo estão as listas de apps curadas e mantidas pelo Gizmodo US. Tem muita coisa boa, apesar de deixar de lado apps focados no Brasil:
Truques e dicas para cada sistema móvel
Não importa se você está vindo para um novo e inexplorado sistema operacional móvel, ou se já é veterano no manejo do smartphone, temos algumas dicas legais para seu novo dispositivo:
iOS: compilamos os melhores novos recursos do iOS 6 bem aqui.
Android: o Android ama ser personalizado. As últimas versões do sistema do Google vieram cheias de novidades incríveis. Confira as melhores da 4.1 aqui e as 4.2, aqui.
Windows Phone 8: ele ainda não chegou ao Brasil, mas tem alguns truques legais anunciados no dia do lançamento. Veja aqui as últimas novidades do Windows Phone 8.
BlackBerry: você pode dar uma olhada no site oficial de dicas e truques do BlackBerry ou ler a grande lista do TechRadar (ambos em inglês).
Os acessórios
Uma capa: todo o Gorilla Glass do mundo não salvará o seu smartphone de uma queda direta no concreto. Você possivelmente vai querer usar uma capa. Para o iPhone, dê uma lida na nossa cobertura de capas para iPhone e decida qual funciona melhor para o seu estilo (embora nós adoremos viver perigosamente, deixando o aparelho totalmente desnudo). Para outros smartphones, complica um pouco — mas a OtterBox faz capas bem resistentes para dispositivos não-Apple e envia para o Brasil. Lembre-se, você está andando por aí com um minúsculo e caro computador. A menos que você seja muito cuidadoso, procure uma capa capaz de proteger os cantos e as partes mais sensíveis do seu smartphone.
Fones de ouvido: seu novo smartphone é, agora, seu principal player de música. Os fones de ouvido que vêm com os aparelhos não são lá grandes coisas, mas podem quebrar o galho. Se quiser elevar a qualidade sem gastar muito, aqui tem algumas boas opções.
Espaço: a menos que você esteja com um iPhone, a maioria dos smartphones vem com um slot para cartão microSD que permite expandir o espaço interno. Se o seu novo smartphone vier com menos de 2 GB, você precisarão de mais espaço. Você acha cartões microSD de 8 GB por até R$ 21, ou pode partir para um serviço de streaming de música, como o Rdio, e jamais ter que se preocupar com espaço para músicas novamente.
Cabos: ter um cabo de recarga extra para o seu smartphone nunca é uma má ideia. Para praticamente todo smartphone diferente do iPhone, isso significa um cabo microUSB. Compre o mais barato que encontrar — eles são todos idênticos.
Foto: photastic/Shutterstock