Tumblr busca aumento de usuários com feed inspirado no TikTok
Diferentes redes sociais — como o Instagram, YouTube e até o Spotify — estão tentando replicar a fórmula de sucesso do TikTok. E com o Tumblr não é diferente. A plataforma estilo blog, sucesso na década de 2010, está reformulando seu feed para atrair mais usuários.
Agora, a reformulação vai trazer recomendações ao feed dos usuários baseada em algoritmos, segundo um post da equipe do site. De acordo com o texto, um dos objetivos é “entregar um ótimo conteúdo toda vez que o aplicativo for aberto”. A publicação ainda se refere ao feed atual como “desatualizado” e diz que o Tumblr “não é fácil de usar”.
“Ser um novo criador no Tumblr pode ser intimidador, com grande probabilidade de sair ou se decepcionar ao compartilhar criações sem receber engajamento ou feedback”, escreveu o Tumblr. “A falta de feedback decorre da decisão desatualizada de mostrar apenas o conteúdo de blogs seguidos no feed do painel principal (“Seguindo”), perpetuando um ciclo em que blogs populares continuam ganhando mais visibilidade à custa de ajudar novos criadores.”
O Tumblr não deu uma previsão ou maiores informações em relação à mudança, mas essa será a primeira reformulação significativa da plataforma em seus 15 anos. Como apontou o Engadget, as alterações se assemelham ao TikTok e ao Instagram, devido, sobretudo, às recomendações algorítmicas no feed dos usuários.
Em 2019, a empresa de telecomunicações norte-americana Verizon vendeu a rede social de blogs para a Automattic, proprietária do WordPress. Depois de seu auge, no início da década passada, o Tumblr enfrentou problemas com a publicação de pornografia infantil, o que levou a rede a proibir o conteúdo adulto no site, reduzindo bastante o tráfego.