A rede social de blogs pessoais Tumblr — um dos lugares preferidos de artistas e fandoms — vai sair do portfólio da atual empresa, a operadora de telecomunicações norte-americana Verizon, e se juntará à Automattic, proprietária do WordPress, outra plataforma de blogs com elementos sociais, segundo o Wall Street Journal.

Uma vez apontado como o próximo unicórnio da mídia social, o Tumblr foi vendido para o Yahoo por surpreendentes US$ 1,1 bilhão, apesar de não haver uma resposta clara sobre a lucratividade do serviço. O Yahoo venderia novamente a rede social, conhecida por sua base de usuários jovens e engajados, por US$ 200 milhões um ano depois.

Em uma declaração composta por palavras que definitivamente significam muita coisa, a Verizon caracterizou sua venda do Tumblr como “o culminar de um processo pensativo, completo e estratégico” e chamou a Automattic de “o parceiro perfeito” que “irá desbloquear novas e excitantes possibilidades para o Tumblr e seus usuários”.

Como o Yahoo e seus ativos foram cortados e reformados pela Verizon (debaixo do nome Oath), já corriam há algum tempo especulações sobre a possível venda do Tumblr. Saídas de executivos do primeiro escalão da empresa reforçavam esses rumores. A venda finalmente foi confirmada pela própria Verizon em maio, quando ela colocou o site para leilão.

Além da turbulência financeira, o Tumblr chegou a ser retirado da App Store no ano passado. Para voltar, ele precisou combater a pornografia infantil hospedada na plataforma. Isso levou a uma nova e bastante impopular política: proibir conteúdo adulto de todos os tipos. Matt Mullenweg, CEO da Automattic Inc., disse ao WSJ que pretende manter a proibição de conteúdo adulto e explorar maneiras de integrar o Tumblr e o WordPress. Provavelmente nenhuma dessas declarações será bem recebida por usuários veteranos do Tumblr.

O Tumblr, suas tecnologias e seus cerca de 200 funcionários estão sendo vendidos para a Automattic por um valor não revelado oficialmente – temos apenas a estimativa. Entramos em contato com ambas as partes para obter detalhes adicionais e atualizaremos caso tenhamos uma resposta.