A TV paga ou a cabo no Brasil perdeu cerca de 2,18 milhões de assinantes no último ano, segundo dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
Em porcentagem, a queda no número de assinantes representa um recuo de 14,9% entre agosto de 2022 até agosto de 2023.
O número de acessos à TV por assinatura era de 12,71 milhões em julho de 2023 — uma queda de mais de 200 mil em comparação aos atuais 12,50 milhões, considerando os números de agosto.
O centro-oeste foi a parte do país com maior queda nos acessos à TV paga do Brasil, com uma diferença anual de 19,4%.
Já o sul teve queda de 18,2%, com o nordeste com 15,9%, seguido do sudeste com 13,4% e o norte do país com queda de 13%.
As principais operadoras de TV paga no Brasil de acordo com o número de acessos da base de dados da Anatel são a Claro (5,5 milhões), a Sky (3,5 milhões), a Oi (2 milhões) e a Vivo (661 mil).