O Twitter permite agora que você responda uma mensagem direta para um usuário sem precisar segui-lo. A novidade foi anunciada ontem (20) pelo blog oficial do Twitter e já está valendo para todos os usuários.

Inicialmente, para enviar uma mensagem direta no Twitter — aquelas mensagens que não aparecem na linha do tempo, e só podem ser lidas pelos envolvidos nas conversas — era preciso que os dois usuários se seguissem. Isso continuou até 2013, quando passou a ser possível receber DMs de qualquer um dos seus seguidores — mas, para responder, você precisava começar a seguir a pessoa. Com a nova mudança, você poderá responder qualquer mensagem mesmo que não siga quem enviou em primeiro lugar.

Para alguns usuários isso pode ser um incômodo: uma pessoa com uma quantidade grande de seguidores pode agora ser bombardeada por essas mensagens diretas, que nem sempre podem ser muito agradáveis. Isso sem contar a questão do spam — se alguns bots já passam a seguir e enviar links bizarros por menção comum, isso pode ficar ainda mais chato com as mensagens diretas.

Por isso, o Twitter deixa o usuário escolher se quer ou não receber mensagens de qualquer pessoa. Dependendo do tipo de uso feito na rede social, a funcionalidade pode ser mais ou menos útil para o usuário. Perfis de empresas, por exemplo, podem se beneficiar disso respondendo dúvidas e reclamações de clientes sem precisar segui-los em troca. E qualquer usuário pode ativar a função temporariamente caso julgue necessário em algum momento.

Por padrão, a função está desabilitada, mas você pode habilitá-la nas suas configurações de segurança e privacidade do Twitter. [Blog do Twitter]