Twitter agora vai mostrar quantas pessoas viram o seu tuíte
O Twitter lançou nesta quinta-feira (22) um novo recurso que permite ver quantas vezes cada tuíte publicado na rede social foi visto pelos usuários. A nova função é semelhante ao contador de visualizações de vídeos que existe há anos no YouTube.
A novidade havia sido prometida por Elon Musk no início deste mês. Na época, o bilionário afirmou que o Twitter contabiliza quase 90 bilhões de impressões em postagens por dia.
Agora, além dos botões responder, retweetar, curtir e compartilhar, será adicionado na parte inferior da postagem a informação de quantos visualizações cada tuíte possui — ficando visível para todos, não apenas para o proprietário da conta.
Vale ressaltar que a plataforma já contava com ferramentas de estatísticas detalhadas que mostravam as impressões para cada post publicado, porém essa informação não estava disponível publicamente.
Conforme ressaltou o TechCrunch, o bilionário parece entusiasmado com a novidade, ao afirmar que o recurso mostra o quanto o Twitter está vivo. Quando um usuário sugeriu ao Musk que o Twitter deveria ser ainda mais transparente, ao exibir não apenas as visualizações, mas também a quantidade de tuítes denunciados, o magnata respondeu com um “concordo”.
O novo recurso está sendo disponibilizado gradativamente para dispositivos iOS e Android, devendo chegar à versão Web em breve.
Em testes realizados pelo Giz Brasil, o botão do novo recurso (um gráfico com quatro barras verticais em diferentes alturas) já aparece no aplicativo mobile, porém, ele ainda está apresentando alguns bugs, pois o número de visualizações ainda não aparece nos tuítes exibidos na timeline. “Infelizmente, a contagem de visualizações deste Tweet não está disponível. Pode demorar alguns minutos para a contagem de visualizações aparecer”, diz a mensagem ao clicar no botão.
Contudo, ao entrar em um determinado tuíte, a informação da quantidade de visualizações é exibida normalmente, junto com os números de retweets, comentários ou curtidas. Além disso, o contador parece funcionar apenas para publicações postadas a partir do último dia 15 de dezembro.