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Twitter deixa código europeu de boas práticas contra desinformação

Cerca de 30 outras grandes empresas de tecnologia já assumiram o compromisso de combate à desinformação, como Meta, Google e TikTok

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Imagem: Alpha Photo/Flickr/Reprodução

O Twitter deixou o código de boas práticas da União Europeia (UE) contra a desinformação na internet, padrão global de combate às fake news respeitado por cerca de 30 outras grandes empresas de tecnologia.

Conforme Thierry Breton, comissário europeu para a indústria, que anunciou a notícia em post na rede social, o Twitter deve manter “as suas obrigações”.

“Você pode correr, mas não pode se esconder. Além dos compromissos voluntários, a luta contra a desinformação será uma obrigação legal sob a DSA (Lei de Serviços Digitais) a partir de 25 de agosto”, alertou Breton. “Nossas equipes estarão preparadas para fazer cumprir a lei”, acrescentou.

Meta, Google, TikTok, Microsoft e Twitch são algumas das gigantes da tecnologia que fazem parte do conjunto de companhias que aplicam o código, atualmente.

Criado inicialmente em 2018, o código foi atualizado em junho do ano passado e tem por objetivo impedir a propagação das fake news e a desinformação, bem como aumentar a transparência e frear a disseminação de bots e contas falsas.

As empresas que assinam o código podem decidir quais os compromissos a assumir, como a cooperação com plataformas de fact-checking, por exemplo. O Twitter não divulgou um posicionamento a respeito da notícia.

Mudanças recentes no Twitter

Desde que passou para o controle de Elon Musk, o Twitter tem tido moderação mais branda. Muitos pesquisadores acreditam que isso tem contribuído para o avanço da propagação de fake news.

A rede social costumava ter uma equipe voltada para o combate às campanhas de desinformação. Segundo antigos funcionários da companhia, a maioria destes especialistas decidiram deixar a empresa ou foram demitidos.

De acordo com Musk, que assumiu a liderança do Twitter em outubro, agora há “menos desinformação em vez de mais”.

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