_Twitter

Agora você pode fazer transmissões somente com áudio no Twitter e no Periscope

O CEO do Twitter, Jack Dorsey, fez um anúncio ligeiramente inesperado nesta sexta-feira (7): “???”. Basicamente, o executivo da rede social anunciou que o Twitter permitirá transmissões somente com áudio no aplicativo do Twitter no iOS e em sua plataforma de vídeos, o Periscope. • Twitter e Facebook admitem falhas e advertem sobre ameaça a […]

O CEO do Twitter, Jack Dorsey, fez um anúncio ligeiramente inesperado nesta sexta-feira (7): “???”. Basicamente, o executivo da rede social anunciou que o Twitter permitirá transmissões somente com áudio no aplicativo do Twitter no iOS e em sua plataforma de vídeos, o Periscope.

• Twitter e Facebook admitem falhas e advertem sobre ameaça a eleições americanas
• Twitter anuncia parcerias para estudar a interação na plataforma e combater discurso intolerante

Até agora, se você tocasse no ícone “Ao Vivo” ao escrever um novo tuíte, uma transmissão de vídeo começaria na sua timeline. Agora, o aplicativo do iOS mostrará um pequeno ícone de microfone para desativar o vídeo da transmissão.

Por que alguém faria uma transmissão de áudio? Eu não tenho muita certeza, mas costumo estar no grupo das pessoas que preferem ler as coisas em vez de assisti-las ou ouvi-las – então minha opinião não vale tanto assim.

De acordo com o perfil oficial do Twitter, “às vezes você só quer falar, sem aparecer na câmera. Estamos lançando a transmissão somente com áudio para que os seus seguidores te ouçam, mas não te vejam”.

Consigo imaginar alguns usuários fazendo transmissões de podcasts ou algo do gênero. A galera que é viciada no Twitter também pode fazer algumas transmissões enquanto estão dirigindo, talvez.

E dá para imaginar também bastante utilidade entre pessoas cegas ou com problemas de visão – a comunidade poderia consumir mais conteúdos de áudio, por exemplo.

Parece que muita gente vai ficar contente com a nova opção. Um porta-voz do Twitter disse que os usuários do Periscope pediam por uma opção de transmissão somente com áudio e que alguns tinham truques para fazer esse tipo de conteúdo ao cobrir a câmera frontal com alguma coisa.

“A transmissão somente com áudio no Periscope é algo que a comunidade vinha nos pedindo, e eles já faziam isso ao cobrir as lentes de suas câmeras”, comentou o porta-voz. “Às vezes as pessoas não se sentem confortáveis em aparecer na câmera, mas ainda assim querem transmitir e interagir com outras pessoas por meio da ferramenta de chat do Periscope”.

O Twitter não comentou sobre a chegada da funcionalidade no aplicativo do Twitter para Android.

É bem verdade que muitas pessoas preferem consumir conteúdos em vídeos ou áudio. Os podcasts estão se popularizando cada vez mais porque muita gente consegue ouvi-los enquanto faz outra coisa. Me parece pouco provável que as pessoas salvem tuítes com transmissões de áudio para ouvirem depois, mas se a funcionalidade se tornar popular, dá para imaginar o Twitter adicionando uma opção para filtrar os conteúdos de áudio na rede.

Olhando pela perspectiva dos negócios, as empresas de tecnologia parecem acreditar que recursos de voz serão parte importante do futuro. Vamos ver.

[Twitter]

Sair da versão mobile