Desde que assumiu o Twitter, Elon Musk está em uma cruzada para encontrar novas formas de gerar receitas, já que, segundo ele, é inviável depender apenas de receitas de anúncios e publicidade. Agora, o jornal The New York Times, trouxe informações sobre um novo plano para fazer o microblog arrecadar mais dinheiro.
De acordo com o jornal americano, a plataforma pode começar a vender nomes de usuários inativos em grandes leilões online. O assunto foi pauta em uma reunião no último mês, quando, coincidentemente, Musk fez uma publicação na qual afirmou que o Twitter iria liberar mais de 1,5 bilhão endereços de contas paradas.
Twitter will soon start freeing the name space of 1.5 billion accounts
— Elon Musk (@elonmusk) December 9, 2022
Fazer a rede social arrecadar mais dinheiro é uma das principais metas de Musk que já propôs e colocou em prática uma série de medidas polêmicas. Nas primeiras semanas do bilionário à frente da empresa, foram demitidos mais de 50% dos funcionários, incluindo trabalhadores de áreas essenciais como moderação de conteúdo, o que afastou alguns anunciantes da plataforma.
A assinatura do Twitter Blue com selo de verificação, também foi uma das tentativas de gerar receitas que gerou muita polêmica. Além de impor o pagamento por perfis já verificados, sob pena de perder o selo, a medida iniciou uma onda de perfis falsos que resultou na queda das ações de algumas empresas, após investidores serem enganados com postagens contendo desinformação.
Para corrigir os problemas, o recurso foi tirado do ar por algumas semanas e retornou com um valor mais caro para assinantes da versão iOS. A cobrança mais alta foi a maneira encontrada pelo Twitter de não “perder dinheiro” mesmo pagando a taxa que os desenvolvedores são obrigados a pagar à Apple quando oferecem compras ou assinaturas pagas no iOS.