O recurso de segurança para garantir que para garantir que passageiro e motorista estão na corrida certa no Uber, anunciado em novembro de 2019, finalmente está disponível a partir desta segunda-feira (27). O sistema de verificação via PIN deve ajudar naquelas situações em que você talvez não conheça o modelo do carro ou na saída de grandes eventos você tem um monte de veículos parecidos.

Funciona assim: você, passageiro, chama um carro pelo app e, conforme o motorista chega à sua localização, ele perguntará o PIN, que é uma sequência de números que aparecerá em seu telefone. A corrida só começará quando o motorista digitar corretamente o PIN e fazer a correspondência entre condutor e passageiro.



A opção deve ser ativada pelos usuários interessados, na opção “Confira Sua Viagem” disponível no aplicativo. Neste menu, você pode habilitar a senha de quatro dígitos.

Além do nome e foto do motorista, a placa e o modelo do veículo, os passageiros poderão usar essa opção batizada de “U-Código” para se certificar que estão no carro certo.

A Uber disse que está desenvolvendo uma solução para fazer essa verificação via ultrassom. Quando essa opção chegar, não será preciso que o motorista digite os números para fazer a verificação da corrida.

Recentemente, a companhia anunciou a chegada da ferramenta U-Ajuda que identifica eventos incomuns e envia uma mensagem para o motorista e para o usuário para checar se está tudo bem. Se o carro estiver parado por muito tempo, por exemplo, o aplicativo da Uber exibe uma notificação perguntando: “Você precisa de ajuda? Notamos que já faz um tempo que você não sai do lugar”.

Essas são duas das medidas de segurança que o aplicativo de corridas deve incorporar ao longo do ano. Entre as funcionalidades que devem chegar no futuro está a gravação do que acontece dentro do carro.