O app do Uber tem praticamente o mesmo visual desde 2012, mas vem adicionando novos recursos e opções de viagens frequentemente. A companhia finalmente anunciou uma grande reformulação que irá organizar as informações que são exibidas no app.

• Empresa do Uber faz entrega de cerveja com caminhão que dirige sozinho nas estradas
• Prefeitura de SP vai cobrar taxa progressiva de aplicativos de transporte para evitar monopólio



A principal mudança está na hora de solicitar um carro. Em vez de indicarmos o local que estamos, o primeiro passo será incluir o destino. Com isso, os algoritmos do Uber vão calcular o preço e o tempo da viagem e exibirá essas informações antes de confirmar o pedido. A tarifa dinâmica continua bem escondida, com um pequeno aviso abaixo do valor indicando que “tarifas estão mais altas do que o normal”.

uber-novo-app-1

Também serão mostrados alguns ícones na parte de baixo para os destinos mais comuns. Inicialmente, será possível incluir o endereço de casa e do trabalho; o app também levará em consideração destinos recorrentes em determinados horários. No futuro, o app irá se conectar com o calendário do celular para ler os endereços dos compromissos e oferecer o atalho já na primeira tela.

Se você quiser se encontrar com alguém, será possível inserir o contato dela como destino. O Uber enviará então uma mensagem para a pessoa para que ela compartilhe a localização.

A escolha do tipo de carro também foi remodelada. As opções foram separadas em categorias, como “econômico” e “premium”. Na primeira, os usuários poderão visualizar o custo das viagens com o Pool ou UberX, e na segunda estará a opção Black.

uber-novo-app-2

Algumas mudanças foram feitas para facilitar o encontro com o motorista. Na interface do mapa será possível consultar a cor do carro que irá te pegar e o aplicativo pode sugerir que você caminhe até uma rua específica para agilizar o início da corrida.

Por último, uma nova interface chamada “feed de viagem” será mostrada quando a viagem começar. Se o objetivo do Uber era enxugar o app, aqui eles rechearam de informações. Serão exibidas informações básicas como a estimativa de chegada, valor da corrida e opção para alterar o destino. Além disso, a companhia trabalhou para integrar uma série de outros apps como Yelp, Foursquare, Snapchat e Spotify.

uber-novo-app-3

Dentro do próprio app do Uber será possível procurar lugares para visitar, consultar informações sobre o transporte público, entre outras opções. Essas últimas novidades chegarão até o final do ano e dependem da região.

A atualização do Uber está sendo liberada aos poucos no Android e no iOS.

[Uber Newsroom via Bloomberg]