Ubisoft: CEO se desculpa por fala polêmica, mas funcionários devem fazer greve

Ubisoft enfrenta crise nos bastidores por diminuição significativa no orçamento - o que deve levar a cortes de funcionários e adiamentos
Ubisoft
Imagem: Ubisoft/Unsplash

Na última semana, a Ubisoft revelou que sofrerá uma redução de orçamento de 200 milhões de euros nos próximos dois anos. Para diminuir os gastos e equilibrar as contas, a empresa deve fazer alguns cortes de funcionários. E também cancelar alguns proetos que ainda não haviam sido anunciados.

Além disso, a companhia comunicou o adiamento de Avatar: Frontiers of Pandora, Assassin’s Creed Mirage e Skull and Bones, que teve o lançamento atrasado pela sexta vez.

A expectativa era obter um lucro de 10% até o fim do terceiro trimestre fiscal, que se encerra no final de março. No entanto, a empresa está, na verdade, encolhendo 10% — o que é visto internamente com muita preocupação.

Como se não bastassem todos os problemas financeiros da companhia, uma declaração do CEO Yves Guillemot acabou criando ainda mais problemas para a Ubisoft, que pode ter que enfrentar uma paralisação de funcionários em breve. De acordo com o site Kotaku, Guillemot teria colocado a responsabilidade pelo momento da empresa nos funcionários em um e-mail explicando a situação fiscal da empresa.

“A bola está com vocês para entregarmos esta lista de jogos no prazo e com o nível de qualidade esperado, e mostrar a todos o que somos capazes de alcançar”, teria dito Guillemot em um comunicado interno.

A declaração não foi recebida nada bem pelos funcionários e chegou ao sindicato da categoria — o “Solidaires Informatique”, que possui membros que integram a Ubisoft Paris. A entidade divulgou uma carta aberta na qual convoca os trabalhadores da companhia para uma greve geral no dia 27 de janeiro, em manifestação por melhores remunerações e condições de trabalho.

Em razão da repercussão negativa da fala, o diretor executivo pediu desculpas. Ele disse que, na verdade, queria dizer que contava com todos os colaboradores da empresa mais do que nunca no momento complicado vivido pela empresa. Mas, aparentemente, o pedido de desculpas veio tarde, e a greve segue marcada para o final do mês.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas