Ucrânia: vídeo mostra robô kamikaze destruindo pontes contra Rússia
A Ucrânia está usando um robô suicida no estilo “Robot Wars” para impedir que as tropas russas avancem no país. Projetado com poder suficiente para destruir tanques, trincheiras e construções, o drone terrestre kamikaze “ratel” aparece em um vídeo andando até um pequeno buraco e, depois, explodindo uma ponte inteira.
Essa gravação aconteceu na região ao redor de Bakhmut, no leste da Ucrânia. O vídeo mostra o veículo terrestre não tripulado (VTNT) se movimentando em direção a uma ponte. Devido à estrutura pequena, o dispositivo consegue entrar em uma rachadura discreta e detonar os explosivos, fazendo a construção desmoronar.
Assista aos vídeos da explosão causada pelo robô kamikaze da Ucrânia, publicado no X (antigo Twitter):
Ukrainian ground Ratel S kamikaze drone in action.
Ukrainian Defenders blew up a bridge in the village of Ivanivske, Donetsk region, with a ground drone, thus significantly complicating Russian logistics.
Ratel S is an unmanned ground vehicle from the developers of Brave1. The… pic.twitter.com/WKfYxXUTAI
— Anton Gerashchenko (@Gerashchenko_en) April 2, 2024
⚡️The 🇺🇦Ukrainian kamikaze robot Ratel S passed field tests and was put into mass production, — Ministry of Digital Affairs of Ukraine
It has a maximum speed of up to 24 km/h, a range of use of 6 km, and can work for 2 hours without recharging. pic.twitter.com/dliJCfDnX4
— 🇺🇦Ukrainian Front (@front_ukrainian) October 24, 2023
Além do impacto, o robô gera uma explosão de fogo capaz de causar danos secundários a alvos próximos. O modelo “Ratel S”, que aparece no vídeo, carrega minas antitanque e outros dispositivos explosivos.
Robô da Ucrânia é inspirado em um texugo do mel
O ratel, que dá nome ao drone suicida, é um tipo de texugo — também conhecido como texugo do mel — que, apesar da aparência dócil, é um dos animais mais ferozes da natureza. Assim como o robô da Ucrânia, capaz de destruir objetos maiores e mais perigosos, os ratéis enfrentam até mesmo leões.
Em semelhança com os texugos do mel reais, o drone pode se esgueirar em áreas de difícil acesso. Nas bases ucranianas, soldados pilotam o robô por meio de um controle remoto parecido com o joystick do PlayStation.
Segundo o criador do Ratel S, Taras Ostapchuk, o dispositivo transporta 35 quilos de explosivos e viaja a até 24 km/h. Ao site Kiev Post, o cientista ainda afirmou que o veículo “pode atravessar qualquer terreno que um jipe consiga atravessar”.
Com autonomia para funcionar de 40 a 50 minutos em velocidade média, o robô da Ucrânia consegue superar obstáculos de 20 a 25 centímetros. Vale mencionar que, apesar de mecânico, o Ratel S é imune ao bloqueio eletromagnético da Rússia.
O pequeno drone kamikaze está em processo de produção em massa e deve aparecer em toda a linha de frente da guerra.