Última superlua do ano acontece ainda este mês; veja quando
O mês de setembro vai encerrar de forma especial para quem gosta de observar o céu noturno. A última superlua do ano vai acontecer no próximo dia 29. Esta lua cheia é chamada de superlua porque está em seu ponto mais próximo em órbita da Terra.
Para assistir, é preciso ficar de olho no relógio. A superlua aparecerá logo após o pôr do sol em 28 de setembro, de acordo com a NASA. Ele atingirá o pico de brilho por volta das 4h58 do dia 29 de setembro.
Especialistas recomendam esse momento porque o satélite estará próximo ao horizonte e a referenciais terrestres, como prédios e árvores. Esses elementos ajudam o observador a ter uma dimensão melhor do tamanho aumentado.
Ainda de acordo com a agência espacial norte-americana, os três planetas visíveis serão Vênus (o mais brilhante), Júpiter e Mercúrio (o mais fraco).
Como acontece a superlua
A superlua acontece quando a Lua está em sua máxima aproximação da Terra e, ao mesmo tempo, em sua fase cheia. Essa aproximação ocorre pelo formato elíptico da órbita lunar, o que faz a sua distância em relação à Terra variar.
A órbita da Lua tem dois pontos que são nomeados apogeu e perigeu. O primeiro termo se refere à posição de máxima distância em relação à Terra, enquanto o segundo corresponde à posição de máxima aproximação.
Durante o perigeu, a Lua está a aproximadamente 362 mil quilômetros da Terra, enquanto no apogeu a distância é de 405 mil quilômetros.
As distâncias máxima e mínima entre a Terra e a Lua não são exatas, pois mudam devido à influência gravitacional do Sol e de outros planetas. E isso interfere na maneira como enxergamos a Lua da Terra, o que pode tornar o satélite mais ou menos visível.