Último show de Gal Costa está disponível na íntegra no YouTube; assista
Na manhã desta quarta-feira (9), o Brasil perdeu um de seus maiores ícones da música, a cantora Gal Costa, 77. A assessoria de imprensa confirmou a morte, sem divulgar a causa.
A cantora nascida em 1945 é, ao lado de nomes como Gilberto Gil, Caetano Veloso e Maria Bethânia, um dos principais nomes do movimento cultural “Tropicália”, responsável por renovar a música no país no final dos anos 60 e começo dos 70.
A última apresentação ao vivo da cantora foi no Coala Festival no dia 17 de setembro passado, no Memorial da América Latina, em São Paulo.
Seu último show foi emblemático pois contou com a presença de nomes mais contemporâneos da música nacional. Nos últimos anos, Gal fazia questão de se renovar musicalmente e sempre procurava artistas mais jovens para gravar e se apresentar.
No Coala, participaram de seu show o cantor Rubel, nomeado ao Grammy Latino, e Tim Bernardes, vocalista da banda O Terno, e com elogiados álbuns solo.
Ela se apresentou por uma hora e 20 minutos e lembrou de canções importantes de sua carreira como “Dia de Domingo”, que gravou em dueto com Tim Maia em meados dos anos 80. Gal até comenta que a crítica foi cruel com ela na época porque a música foi composta pela dupla Michael Sullivan e Paulo Massadas, especialistas em hits populares. Mas destacou que não se importou e a canção fez um enorme sucesso no Brasil e na América Latina.
A íntegra da última apresentação da cantora está disponível no canal do YouTube Coala Festival TV. Acesse o link abaixo para assistir:
A cantora seria uma das principais atrações do festival Primavera Sound, realizado no último final de semana em São Paulo, mas precisou cancelar a apresentação de última hora. De acordo com a assessoria, Gal precisava se recuperar de uma cirurgia de remoção de um nódulo nasal. Ela ficaria afastada dos palcos até o final deste mês.
Depois do afastamento, a cantora tinha agenda lotada para a turnê do “Várias Pontas de Uma Estrela”, com datas para dezembro e janeiro de 2023 já definidas.