O MyFitnessPal permite a você acompanhar quantas calorias você consome por dia; enquanto o Endomondo acompanha sua atividade física e sugere rotinas de exercícios. Agora, ambos pertencem à Under Armour, que quer criar “a maior comunidade digital de saúde e fitness no mundo”.
A Under Armour é uma empresa americana de roupas e equipamentos esportivos. Ela vem apostando forte em tecnologia fitness: em 2013, a UA comprou o serviço MapMyFitness por US$ 150 milhões.
Esta semana, ela anunciou a compra do MyFitnessPal por US$ 475 milhões, e do Endomondo por US$ 85 milhões. No total, ela adquiriu uma base de 120 milhões de usuários. Enquanto isso, a plataforma online Nike+ tem pouco mais de 18 milhões de usuários.
Por enquanto, os apps devem continuar funcionando de forma independente, mas seus recursos serão integrados ao app UA Record.
Em suas lojas próprias, a Under Armour já vende dispositivos fitness como a pulseira Jawbone Up24 e o monitor de atividade física Misfit Shine – eles são compatíveis com o app UA Record. Rumores dizem que a empresa está trabalhando com a HTC em um novo smartwatch a ser lançado em março, também compatível com o app.
Tudo isso significa que a Under Armour pode ser uma forte concorrente na guerra pelos seus dados de saúde pessoal. Grandes empresas como Google, Microsoft e Apple já perceberam que esses dados podem ser muito úteis e muito rentáveis: basta revendê-los a pesquisadores e empresas de biotecnologia, após remover itens que possam identificar você.
Para obter dados de sua saúde, qual lugar seria melhor que o smartphone e dispositivos de fitness que você pode usar todo dia? Agora, uma empresa de roupas esportivas pagou caro para entrar nesse mercado.
A Under Armour começou em 1996, e cresceu forte após suas roupas aparecerem nos filmes Um Domingo Qualquer e Virando o Jogo. Anos depois, ela passou a fornecer uniformes para muitos atletas da NFL, liga de futebol americano.
Desde então, ela vem se expandindo para outros esportes, incluindo o futebol. Ela fornece material esportivo para o Tottenham, clube de futebol do Reino Unido; e no final de 2014, fechou acordo com o São Paulo – a partir de maio, ela será a responsável pelo uniforme do tricolor. Ela também quer vestir o Inter, que hoje tem contrato com a Nike. [Under Armour via The Next Web]