Tecnologia

Universidade dos EUA incentiva uso de ChatGPT nas salas de aula

Estudantes e professores da Universidade do Estado do Arizona devem utilizar mais inteligência artificial no dia a dia pelo ChatGPT
Imagem: Mojahid Mottakin/Unsplash

A Universidade do Estado do Arizona (ASU), nos Estados Unidos, em parceria com a OpenAI, passou a incentivar o uso do ChatGPT em salas de aula. De acordo com a instituição de ensino, a inteligência artificial pode beneficiar não só estudantes, como também professores.

Em um comunicado enviado à imprensa, a universidade anunciou a parceria com a OpenAI e explicou como pretende utilizar o ChatGPT para empresas nas aulas. Segundo a ASU, a IA deve aprimorar três características importantes do ensino.

Com o ChatGPT, a instituição de ensino espera “aumentar a taxa de sucesso dos alunos, abrir novos caminhos para pesquisas inovadoras e simplificar os processos organizacionais”.

Ao The Verge, o vice-diretor de informações da ASU, Kyle Bowen, contou que diversos professores e funcionários da universidade já utilizavam o ChatGPT no dia a dia. Porém, por questões de segurança da plataforma da OpenAI, o uso não era incentivado.

ChatGPT e outros chatbots ainda dão prejuízo para desenvolvedores

ChatGPT já era usado por professores da ASU (Imagem: Unsplash/Reprodução)

Após o lançamento do ChatGPT Enterprise, em agosto de 2023, os diretores da ASU consideraram o chatbot mais seguro e fizeram uma parceria oficial com a criadora da inteligência artificial generativa.

A ideia, agora, é que professores com experiência em utilizar ferramentas de IA ensinem as melhores formas de utilizar a tecnologia a outros funcionários.

Além disso, a partir de fevereiro deste ano, a universidade vai começar a aceitar projetos e trabalhos que mostrem onde usar o ChatGPT.

ChatGPT era usado em aulas de redação e jornalismo

No anúncio da parceria entre a ASU e a OpenAI, Anne Jones, vice-reitora do ensino superior, disse que alguns professores da universidade já têm costume de utilizar IA generativa em algumas aulas de redação e jornalismo, por exemplo.

Para Anne, as plataformas de IA podem ajudar alunos a melhorar escrita e contar histórias em diferentes mídias. A vice-reitora ainda acredita que chatbots podem atuar como tutores personalizados para alunos da ASU.

OpenAI quer colaborar com mais projetos de ensino

A Universidade do Estado do Arizona é a primeira instituição de ensino no mundo a realizar parceria com a OpenAI. Com isso, a empresa deu início a um projeto de colaborações com organizações voltadas para o desenvolvimento da sociedade, em vez de focar apenas em empresas privadas focadas em lucros.

A OpenAI também fechou acordo com o governo do estado da Pensilvânia para levar o ChatGPT Enterprise a algumas empresas do setor público.

Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Jornalista especializado em tecnologia, jogos, entretenimento e ciência. Já passou por grandes redações do Brasil (TechTudo, Tecnoblog, Terra e Olhar Digital) e trabalhou com relações públicas e assessoria de imprensa na Theogames, atendendo à Blizzard Entertainment e mais clientes do mercado de videogames. É apaixonado pela cultura geek, música e produção de conteúdo. Nas horas vagas, é aspirante a artista marcial e cozinheiro.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas