A startup de caminhões de carga autônomos TuSimple tem entregado encomendas no estado do Arizona, nos EUA, há algumas semanas.

A empresa de logística UPS anunciou nesta quinta-feira (15) que o seu braço de capital de risco fez um investimento minoritário na TuSimple. O anúncio também revelou que desde maio os caminhões autônomos da startup estão transportando cargas da UPS em rotas de 185 quilômetros entre Phoenix e Tucson.



A UPS confirmou ao Gizmodo que essa é a primeira vez que a UPS anuncia a utilização de caminhões autônomos da TuSimple para entregar encomendas no estado.

Quase que ao mesmo tempo que o programa entre UPS e TuSimple começou, o Serviço Portal dos Estados Unidos (USPS, na sigla em inglês) e a TuSimple tornaram público um programa piloto de duas semanas para entregar correspondências entre Phoenix e Dallas, em viagens de 1.600 quilômetros.

A TuSimple afirma que é capaz de cortar o custo médio de envio em um caminhão em 30%. Em um anúncio sobre a nova parceria, o gerente de parcerias da UPS Ventures, Todd Lewis, disse que o braço de capital de risco “colabora com startups para explorar novas tecnologias e ajustá-las para ajudar a cumprir necessidades específicas”.

A UPS não compartilhou os termos do acordo com o Gizmodo. A TuSimple não respondeu ao nosso pedido para comentários.

Como aponta o Verge, a TuSimple incorpora sua própria tecnologia autônoma – que se vale de nove câmeras e dois sensores LIDAR – em veículos da montadora Navistar.

O anúncio da parceria afirma que a TuSimple vem ajudando a UPS a entender como chegar a veículos autônomos do nível 4, no qual um veículo é completamente autônomo e capaz de chegar a uma determinada localização.

Neste momento, os caminhões da TuSimple que entregam encomendas para a UPS possuem um engenheiro e um motorista de segurança durante a viagem. Quando chegar no nível 4, não será necessário ter uma pessoa atrás do volante.