Tecnologia

US$ 54 milhões: é o preço da indenização que Activision pagará por casos de assédio

Para encerrar batalha judicial, Activision Blizzard está prestes a pagar uma indenização milionária. Entenda o caso
Imagem: Tarcil Tarcil/Flickr

Nos últimos anos, a Activision Blizzard vem enfrentando vários problemas com a Justiça. A desenvolvedora tem recebido uma série de denúncias de ataques contra mulheres e assédio sexual ocorridos na empresa. Contudo, para encerrar a batalha nos tribunais, a empresa está prestes a pagar uma indenização milionária para as vítimas da “cultura tóxica” que vigorava na companhia.

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A gigante dos games, responsável por franquias como “Call of Duty” e “Overwatch” chegou a um acordo com o Departamento de Direitos Civis da Califórnia, nos EUA, e vai pagar US$ 54 milhões para encerrar de uma vez este processo. Este deve ser o fim da ação que começou a tramitar ainda em 2021, pouco antes da aquisição pela Microsoft.

A Riot Games, empresa responsável por games como “League of Legends” e “Valorant”, por exemplo, também enfrentou um processo parecido. Ela pagou uma indenização milionária para acabar com os problemas na justiça. Entretanto, na ocasião, a empresa precisou desembolsar aproximadamente US$ 100 milhões no acordo que extinguiu a ação judicial.

CEO sabia dos casos

Diversos funcionários acusaram a Activision Blizzard de promover sistematicamente uma cultura discriminatória contra mulheres, com salários desiguais e casos graves de assédio sexual. Inclusive, o CEO da companhia, Bobby Kotick, foi acusado de ter conhecimento dos casos por anos. Porém, ele nunca propôs ações efetivas para mudar o ambiente de trabalho.

O próprio Kotick, que deve se aposentar no início do ano que vem, foi acusado de assédio em mais de uma oportunidade. Contudo, ele teve os litígios resolvidos em acordos extrajudiciais. Em um caso mais grave, uma funcionária denunciou uma ameaça de morte sofrida pelo chefão da empresa.

De acordo com The Wall Street Journal, a justiça tinha sugerido um valor muito maior para compensar os danos a todos as vítimas e que girava em torno de US$ 1 bilhão. A empresa distribuiria o montante entre 2.500 vítimas.

Além disso, há quem defenda que este processo é um dos principais responsáveis pela decisão da gigante da tecnologia em comprar a Activision Blizzard, no que é considerada a maior aquisição da história da indústria dos games, com números que chegam próximo de US$ 70 bilhões.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

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