Ciência

Usar cannabis deixa pessoas mais criativas? Veja o que diz a ciência

Relaxamento, felicidade e jovialidade são sensações que a cannabis pode trazer - mas ainda não há evidências de que ela estimula criatividade
Imagem: Matthew Brodeur/ Unsplash/ Reprodução

Há uma impressão bastante compartilhada de que o uso de cannabis estimula a criatividade das pessoas. Inclusive, a droga é tida como parte do processo criativo de diversos artistas – desde cantores e pintores até escritores.

Contudo, evidências de estudos científicos recentes indicam que não é bem assim.

Não é criatividade, mas sim outro aspecto

Em um estudo recente, o pesquisador Christopher Barnes testou a relação entre o uso recreativo de cannabis e a criatividade. Para isso, eles definiram o ser criativo como alguém que produz ideias úteis e originais. 

A partir disso, observaram e testaram voluntários a fim de medir seu pensamento inovador após o uso de cannabis. Resultado: a criatividade não é um efeito das substâncias presentes na planta, mas da percepção de quem a utiliza. 

De modo geral, eles descobriram que a cannabis faz as pessoas que a usam se sentirem bem, o que, por sua vez, as faz perceber suas ideias – e as dos outros – como mais criativas. 

“A cannabis aumenta seus sentimentos de jovialidade e eles colorem sua percepção de outras coisas”, diz Barnes. Contudo, o pesquisador ressalta que os resultados do estudo não comprovam que a cannabis não tem efeito sobre a criatividade.

Segundo ele, pode ser que “haja efeitos benéficos e prejudiciais compensatórios, que se equilibram em zero”.

Nesse mesmo sentido, o pesquisador Carrie Cuttler descobriu que há uma variável que pode confundir as pessoas: a abertura a novas experiências. Segundo seu estudo, usuários de cannabis já tendem a ser indivíduos mais abertos à vida e essa característica está relacionada à criatividade.

Em sua pesquisa, quando esse fator foi controlado, a correlação entre criatividade e cannabis desapareceu. “Então, não é necessariamente que ser usuário de cannabis torne você mais criativo”, diz Cuttler. 

Outro aspecto importante dessa relação é o fato de que a cannabis pode aliviar sentimentos como o estresse e a ansiedade. Isso, por sua vez, pode ajudar o processo criativo de algumas pessoas.

Expectativas frustradas

Para além de não ter uma relação comprovada com o estímulo da criatividade, a cannabis também pode oferecer ideias inviáveis. É o que indica um estudo realizado em 2021, que concluiu que os pensamentos de pessoas sob os efeitos da planta não são tão práticos quanto os que elas têm quando estão sóbrias.

“Quase todo mundo pensa que a cannabis os torna mais criativos. E parece que essa suposição não é respaldada pelos dados”, afirmou Barnes. Agora, tanto ele quanto Cuttler pretendem continuar com os testes em configurações laboratoriais controladas.

Bárbara Giovani

Bárbara Giovani

Jornalista de ciência que também ama música e cinema. Já publicou na Agência Bori e participa do podcast Prato de Ciência.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas