Em alguns anos, as pessoas não vão entender porque o laptop que você usa hoje tem tantos buracos. Para que uma entrada USB, outra entrada para carregar a bateria, e mais uma saída de vídeo? Tudo isso cabe em um único plug minúsculo!

Ou, pelo menos, caberá: a VESA (Video Electronics Standards Association) anunciou que o novo padrão USB 3.1 Type-C terá suporte a DisplayPort.

>>> Este é o novo USB reversível que transfere mais dados e energia do que nunca

Nós já falamos aqui sobre este novo conector USB: ele é pequeno, reversível – encaixa mesmo se estiver “para cima” ou “para baixo” – e transmite dados a até 1,25 GB/s. Este também é o mesmo padrão que será capaz de transportar até 100 watts de potência.

E agora, ele tem suporte a DisplayPort. Isso significa que ele poderia: 1) enviar imagens para um monitor externo 4K, 2) transmitir dados a até 1,25 GB/s para os seus dispositivos, e 3) carregar seu laptop, tudo ao mesmo tempo. Você gostaria disso?

Divulgação

Como explica o AnandTech, você poderá conectar monitores DisplayPort através de USB, e também deve haver cabos adaptadores HDMI 2.0 para sua TV. Também é possível usar o novo conector com monitores 5K, contanto que você esteja satisfeito com velocidades de USB 2.0 para todo o resto.

Além do mais, o novo padrão USB não se importa com a direção do sinal de vídeo: teoricamente, você poderia até mesmo exibir a tela do seu smartphone no laptop, ao mesmo tempo que ele carrega o seu celular. O Ars Technica diz que o cabo poderia até mesmo ter um modo PCI-Express.

Parece que o USB 3.1 Type-C será um cabo incrível, e será interessante ver como os laptops ficarão ainda mais finos sem as portas extras. No entanto, é muito cedo para dizer se a ideia será bem sucedida: já pensamos que os conectores Thunderbolt/Light Peak da Intel seriam o cabo para acabar com todos os cabos, mas os preços altos levaram a uma adoção fraca. [VESA via AnandTech e Ars Technica]

Fotos por AnandTech e William Warby/Flickr