_Tecnologia

Usuário consegue controlar Apple Vision Pro apenas com a mente

Com esclerose lateral amiotrófica, um paciente conseguiu controlar headset da "maçã" graças a implante cerebral; veja o vídeo

Um dos pontos que mais agradam aos usuários que testaram o Apple Vision Pro é a facilidade de manuseio e responsividade dos comandos. Ao invés de controladores físicos, o headset de realidade mista permite que os usuários usem olhos. Além de gestos simples com as mãos para interagir com a interface. 

Controle com a mente

A Synchron, empresa especializada em implantes cerebrais, anunciou que está aumentando a gama de possibilidades de controle de produtos de computação espacial. Um dos avanços alcançados recentemente pela companhia, permite o controle de dispositivos eletrônicos com o poder da mente. 

A empresa relatou que um paciente identificado como Mark em razão da esclerose lateral amiotrófica, doença do sistema nervoso que afeta funções físicas, não pode movimentar os braços, o que lhe impede de interagir com computadores e outros aparelhos tecnológicos comuns.

No entanto, graças ao implante cerebral Stentrode BCI, o paciente foi capaz de utilizar os olhos para navegar na interface e usuário do Vision Pro e usar a mente para selecionar opções ou apps. Nos testes, o paciente jogou Paciência, consumiu conteúdos disponíveis no catálogo da Apple TV e foi capaz de enviar mensagens sem grandes dificuldades. 

Garoto britânico recebe 1º implante cerebral para controlar epilepsia

100 dias após implante, Neuralink assume que chip cerebral apresentou defeitos

A Synchron foi uma das primeiras empresas a investir em implantes de interface cérebro-computador e anteriormente já vinha realizando pesquisas e testes com pacientes humanos desde 2022. Por mais que outras empresas também estejam investindo pesado na tecnologia, como a Neuralink, por exemplo, os implantes deve demorar um pouco para ser disponibilizados de maneira mais ampla.

Ainda são necessários uma série de testes clínicos para aferir o grau de eficiência e segurança dos implantes cerebrais. Embora os resultados atingidos sejam bastante animadores, este processo de testes deve levar ainda alguns anos para ser devidamente encerrado.

Sair da versão mobile