_Tecnologia

Usuários reclamam que Galaxy S23 ocupa 60 GB da memória com Android

Entenda o motivo que o sistema Android usado na nova linha Galaxy S23 ocupa tanto espaço na memória dos aparelhos

Usuários reclamam que Galaxy S23 ocupa 60 GB da memória com Android

Imagem: Samsung/Reprodução

Usuários da nova linha Galaxy S23, da Samsung, notaram que o sistema Android dos seus aparelhos está ocupando cerca de 60 GB da memória. Para quem adquiriu um celular com 128 GB, por exemplo, isso significa que metade do espaço disponível é reservado apenas ao sistema.

Na prática, o sistema dos novos smartphones da Samsung usa quatro vezes mais espaço de partição do que o sistema Android. O Pixel 7 Pro – que ocupa apenas 15 GB. Não apenas isso, mas o sistema desenvolvido pela Samsung é duas vezes o tamanho da instalação do Windows 11.

O motivo de os aparelhos terem um sistema tão pesado tem várias explicações. A primeira delas, segundo apontou o site Ars Technica, é que a Samsung tem uma equipe de desenvolvimento ruim, produzindo códigos de baixa qualidade, inclusive com várias falhas de segurança.

Galaxy S23 Apps

Apesar de o Google se esforçar para criar um sistema operacional mais enxuto, a Samsung acaba modificando tudo no Android dos seus aparelhos. É como se a empresa quisesse dar a impressão que o seu ecossistema não lembra em nada o do Google, o que inclui a prática (ruim) de clonar aplicativos.

Contratualmente, a Samsung é obrigada a incluir os aplicativos do Google no sistema. O resultado disso são smartphones com duas lojas de aplicativos, dois navegadores, dois aplicativos de teclado, e assim por diante. E, para a aflição dos usuários, todos eles são instalados de fábrica, com muitos deles não sendo removíveis.

Para piorar a situação, plataformas, serviços e operadoras compram espaço na partição, para que seus aplicativos já sejam pré-instalados, inclusive com permissões de sistema mais intrusivas do que as concedidas pelas lojas de aplicativos. É o caso do Facebook, Netflix, Microsoft Office, Spotify, Linkedin, entre outros.

Vale ressaltar que os novos aparelhos Galaxy S23 foram lançados há apenas uma semana, e esses 60 GB ainda não incluem as costumeiras e periódicas atualizações de software de segurança, comuns durante toda a vida útil dos aparelhos.

Por isso, ao comprar os novos celulares da Samsung, a recomendação é investir um pouco mais e comprar uma versão com maior armazenamento interno.

Sair da versão mobile